Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 30 de dezembro de 1957.
1. Passando-se a Ordem do Dia- Eleição das Comissões permanentes e seus suplentes para 1958, procedeu-se a votação, verificando-se, com 17 votantes, o seguinte resultado: Para a Comissão de Legislação e Recursos- Conselheiros Orlando Gomes e Magalhães Neto 16 votos cada; Conselheiros Tobias Neto 17 votos; Conselheiros Rodrigo Argolo e Alberico Fraga 1 voto cada. Para suplente: Conselheiro Oscar Caetano 15 votos; Conselheiros Teonilo Amorim e José Lima 1 voto cada. Para a Comissão de Ensino: Conselheiros Alberico Fraga e Carlos Simas 16 votos cada; Conselheiros Isaias Alves 15 votos; Conselheiros Alceu Hiltner 2 votos; Conselheiros Rodrigo Argolo e Adriano Pondé 1 voto cada. Para suplente: Conselheiros Alceu Hiltner 14 votos; Conselheiros Isaias Alves 2 votos e Conselheiros João Mendonça 1 voto. Para a Comissão de Orçamento: Conselheiros Torres Homem, Mendonça Filho e Rodrigo Argolo 16 votos cada; Conselheiros Augusto Machado, Alberico Fraga e Otavio Batista 1 voto cada. Para suplentes: Conselheiros José Lima 16 votos e Conselheiro Teonilo Amorim 1 voto. Para a Comissão de Publicações: Conselheiros Adriano Pondé e João Mendonça 16 votos cada; Conselheiros Teonilo Amorim 13 votos; Conselheiros Adolfo Diniz 4 votos e Conselheira Nilza Garcia 1 voto. Para suplentes: Conselheira Nilza Garcia 14 votos; Conselheiro Otávio Batista 2 votos e Conselheiro Oscar Caetano 1 voto. Diante do resultado o Magnífico Reitor proclamou eleitas as seguintes comissões: Legislação e Recursos- Conselheiros Orlando Gomes, Magalhães Neto e Tobias Neto. Suplente: Conselheiro Oscar Caetano. Ensino: Conselheiro Alceu Hiltner. Orçamento: Conselheiros Torres Homem, Mendonça Filho e Rodrigo Argolo. Suplente: Conselheiro José Lima. Publicações: Conselheiros Adriano Pondé, João Mendonça e Teonilo Amorim. Suplente: Conselheira Nilza Garcia .
2. O Conselheiro Alberico Fraga pediu que se organizasse a relação dos membros do Conselho pela ordem de antiguidade.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
1. O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão realizada em 24 de dezembro de 1957, a qual depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2. Foram lidos dois ofícios do Diretor da Escola de Belas Artes, um comunicando a eleição do Professor Carlos Sepulveda para substituto do Vice-Diretor, nos impedimentos do mesmo, durante o ano de 1958 e outro comunicando a deliberação da Congregação que estabeleceu o limite de matriculas novas para o 1° ano em 100 (cem) alunos.
3. O Magnífico Reitor comunicou á Casa que o Conselho de Curadores, em sessão realizada em 27 de dezembro aprovou, unanimemente o quadro da lotação dos funcionários da Universidade e a distribuição do orçamento geral da Universidade, de acordo com o deliberado neste Conselho.
4. A seguir S. Magnificência concedeu a palavra a Conselheira Nilza Garcia para fazer uma comunicação e solicitar aprovação á mesma.
5. A Conselheira Nilza Garcia disse que há muito tempo a Escola de Enfermagem planeja ter a sua Escola de auxiliares de Enfermagem, como previsto pela Lei que regula o ensino da enfermagem no país, mas ainda não pôde ser realidade porque não se tinha local apropriado. Que as providências já foram tomadas pelo Magnífico Reitor, será possível em 1958 o funcionamento dessa Escola, para o que pedia a aprovação do Conselho. Foi aprovada pelo Conselho a sugestão da Conselheira Nilza Garcia.
6. O Conselheiro Carlos Simas comunicou ao Conselho que o Conselheiro Alceu Hiltner, durante o mês de Janeiro, não estará presente nas próximas sessões do Conselho, pedindo que para as próximas sessões seja convocado o suplente, Professor Tito Pires.