Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da reunião ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia 17.12.2010.

Pauta: 

 Item 01: Eleição do Substituto Eventual do Vice-Reitor. A Magnífica Reitora explicou acerca da necessidade estatutária de escolha anual do Substituto Eventual do Vice-Reitor, geralmente realizada ao final do exercício que, no caso atual, corresponde ao encerramento do mandato do Conselheiro Celso Castro, eleito na última reunião do CONSUNI de 2009, e colocou o tema em discussão.
 A Conselheira Maria Spínola Miranda sugeriu o nome da Conselheira Maria Isabel Vianna, sendo apoiada pelos Conselheiros Heloniza Costa, José Tavares Neto, Iracema Veloso e Luís Edmundo Campos. Inexistindo outras candidaturas, propôs-se a aprovação da única indicada por aclamação, efetivamente formalizada, desse modo escolhendo-se a Conselheira Maria Isabel Vianna como Substituta Eventual do Vice-Reitor para o período 2011, seguindo-se seu breve pronunciamento de agradecimento pela confiança a ela dispensada e pessoal compromisso de eficiente trabalho no cargo ora assumido.
 Item 02: Definição da composição das Comissões Permanentes do Conselho Universitário. O Conselheiro Arthur Matos Neto sugeriu a manutenção da sua configuração atual, provisoriamente concretizada em sessão anterior do Conselho, com ele concordando os demais Conselheiros e o conjunto plenário, dessa forma consensualmente aprovando-se a continuidade da atual constituição das Comissões Permanentes do CONSUNI.
 Item 03: Informações relativas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à Avaliação Institucional. Apresentação: Professores Antonio Virgílio Bittencourt Bastos e Ilka Dias Bichara. Com a palavra, o Professor Antonio Virgílio Bastos informou acerca do encerramento da vigência do atual PDI no mês dezembro vigente, tornando-se indispensável a elaboração de um novo Plano para o próximo quatriênio, de início imediato e conclusão prevista para março/11, mediante colaboração generalizada dos dirigentes dos diversos setores da Universidade, visando a fixação de diretrizes balisadoras da atual gestão, tomando como base e referência os elementos constitutivos do equivalente documento anterior, sobre cujas metas deverão ser concebidas e projetadas as novas linhas e objetivos futuros.
 
 O Conselheiro José Vasconcelos Oliveira indagou a respeito da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e a Magnífica Reitora informou sobre a expiração do seu mandato, já tendo providenciado a formação de outra equipe, em fase final de encaminhamento, a ser presidida pelo Professor Antonio Virgílio Bastos, que se encarregará e se dedicará, prioritariamente, àquela específica temática universitária, ficando o PDI sob a responsabilidade da Professora Ilka Bichara, a despeito da forma conjunta e convergente como deverão os dois docentes atuar em relação aos aludidos trabalhos.
 Item 04: Orientações quanto ao planejamento para o exercício 2011. Relator: Conselheiro Luiz Rogério Bastos Leal (Vice-Reitor). A Senhora Presidente reportou-se à importância e significado da estruturação de um planejamento institucional para o ano 2011, então impossibilitado para 2010, em face da sua consolidada existência já constatada por ocasião do início da sua gestão no mês agosto, de impossível modificação a partir daquele período, pretendendo, contudo, para o próximo exercício, promover a constituição de um projeto acadêmico, administrativo e financeiro capaz de melhor subsidiar e organizar os trabalhos da nova gestão.
 O Conselheiro Luiz Rogério Leal referiu a falta de suficiente conhecimento, por parte de alguns dirigentes de Unidades Universitárias, para a devida utilização dos recursos financeiros disponibilizados, por isso mesmo frequentemente devolvidos ao Tesouro Nacional, pretendendo a Administração Central, dentre outras iniciativas, proceder à modificação da sistemática atualmente adotada, através da divulgação, logo no começo do ano, do montante global e das respectivas parcelas descentralizadas e transferidas aos diversos setores universitários, que, em contrapartida, deverão comunicar o correspondente planejamento de atividades diretamente relacionadas com a sua utilização, assim também evitando-se a ocorrência de fracionamentos em função da implementada medida de disponibilização geral única.
 O Conselheiro Luiz Rogério disse que considera fundamental um preciso conhecimento acerca dos mecanismos de empenho de recursos, cuja inadequação, provavelmente, implicará o comprometimento de todo o processo, ainda mais preocupante em período de relevante escassez financeira, e informou a respeito da liberação, para cada Unidade Universitária e em caráter semestral, de duas passagens aéreas nacionais e dez diárias para uso de acordo com as respectivas necessidades, cujo prazo de solicitação deve corresponder à antecedência de um mínimo de dez dias do seu recebimento, adicionalmente registrando a inviabilidade da adoção de qualquer outro procedimento de ordem financeira, por vezes aplicado como forma de agilização e contorno burocrático, a exemplo do pagamento de motoristas em serviços locais ou em viagens.
 O Conselheiro Luiz Rogério Leal ainda ressaltou a importância de especial atenção ao orçamento universitário, cujas despesas, crescentes em todos os seus itens, requerem uma premente horizontalização e contenção e comentou sobre a referida questão da segurança nos campi da UFBA, não discordando dos registros apresentados, mas aproveitando para informar sobre a deflagração de algumas providências atenuadoras dos problemas relatados, aí tipificando com o reforço promovido durante os dias do concurso vestibular mediante requerida colaboração da Polícia Militar e com a intensificação da severidade das penalidades impostas às empresas faltosas, neste particular solicitando uma permanente contribuição dos dirigentes universitários, coadjuvantes naquele processo, através de permanente acompanhamento e fiscalização dos trabalhos por elas prestados, de forma a proporcionar a maximização dos benefícios resultantes dos recursos despendidos e a otimização dos serviços executados.
 A Magnífica Reitora comparou aquela nova metodologia apresentada a um processo de reeducação cultural da UFBA, decorrente da introdução de novos exercícios administrativos, dos quais destacou a qualificação profissional, a aplicação de boas práticas de gestão, o planejamento orçamentário etc., a serem gradativamente implantados, de maneira coletiva e integrada, por toda a sua comunidade.
 O Conselheiro Luís Edmundo Campos manifestou pessoal discordância quanto ao procedimento de partilha igualitária de passagens e diárias, indistintamente disponibilizando-se idêntico quantitativo para as pequenas e grandes Unidades Universitárias, a revelar certo desequilíbrio numa suposta mas equivocada proporcionalidade, de que muito se ressente a Escola Politécnica que, a despeito da sua expressiva dimensão acadêmica e administrativa, foi contemplada com idêntico tratamento concedido às demais.
 O Conselheiro José Tavares Neto enalteceu o externado comportamento descentralizador evidenciado pelo novo método exposto; propôs a verificação da adoção de mecanismos facilitadores de contratação de mão-de-obra, principalmente para pequenos trabalhos de consertos e reparos; e perguntou sobre eventuais motivações de escolha e determinação de liberação da quantidade de duas passagens para todas as Unidades Universitárias.
 O Conselheiro Rinaldo Rossi também teceu elogiosos comentários referentes à iniciativa de elaboração de um planejamento institucional, bem como às mencionadas providências correlatas, a exemplo da citada descentralização através da transferência de ações e responsabilidade gerencial e indagou acerca da possibilidade de contemplar o DCE com alguma parcela financeira do orçamento.
 A Conselheira Maria Spínola Miranda ratificou o já referido problema de precariedade quantitativa e qualitativa de funcionários e congratulou-se com a padronização dos procedimentos.
 O Conselheiro José Vasconcelos Oliveira expressou sua satisfação para com as novas medidas e apontou a necessidade da revisão de alguns comportamentos da rotina administrativa, brevemente aludindo ao caso da concessão de diárias a motoristas, às quais não têm direito os professores, do modo de abastecimento de veículos etc.
 O Conselheiro Eduardo Mota reportou-se à eventual necessidade de ágil liberação de passagens em função da oportuna circunstância e favorável momento, a despeito do reconhecimento quanto à importância do seu rigoroso controle, e propôs a confecção de um planejamento institucional assentado e norteado pelas demandas efetivamente exibidas pelas Unidades Universitárias, de cujas instâncias se deve partir para a obtenção de uma ampla e ajustada visualização da situação universitária global.
 
 O Conselheiro Ronaldo Barbosa defendeu uma maior automação administrativa, inclusive como meio assegurador de uma maior celeridade e transparência, e parabenizou os técnicos da Pró-Reitoria de Planejamento pela demonstrada competência de inserção e composição orçamentária de inúmeras e complexas rubricas.
 A Magnífica Reitora informou sobre a liberação de um montante de 2,5 milhões de reais para todas as Unidades Universitárias, representando o dobro do correspondente valor anterior, ainda assim considerado muito reduzido, não deixando de reconhecer e vincular a sua definição e partilha à elevada diversidade universitária; revelou a intenção da Administração Central de precisa identificação das efetivas carências setoriais em termos de custeio e investimento, com base no conhecimento dos dados e informações a serem por elas fornecidas mediante preenchimento de planilhas específicas, aí incluindo-se laboratórios, bibliotecas etc.; assinalou a ênfase a ser dada pelo atual Reitorado à graduação; justificou a equiparada divisão e generalizada disponibilização de duas passagens com base na momentânea inviabilidade de uma acurada avaliação matricial, ainda indisponível, a ser oportunamente realizada para implementação em médio e longo prazos, aí sim, admitindo a tendência para processamento de uma distribuição de maneira proporcional à dimensão de cada Unidade Universitárias; e associou o mencionado prazo de dez dias a uma questão de natureza legal, constante de Decreto, admitindo, porém, a sua flexibilização em função da relevância e premência exigidas pelo caso.
 O Conselheiro Dirceu Martins aludiu aos gastos excessivamente maiores dos cursos detentores de atividades de campo e informou acerca das providências já tomadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil para conserto do ônibus da UFBA, recentemente danificado, a ser utilizado pelos estudantes no mês janeiro/11, bem como da sua determinação quanto à preferível utilização daquele veículo em estradas de asfalto, de modo a preservar a sua integridade, frequentemente comprometida e prejudicada no trânsito por caminhos vicinais não pavimentados e comentou sobre os rendimentos auferidos pelos trabalhos extensionistas, então defendendo uma discussão mais acurada da sua execução, com base no teor da Resolução 02/96 sobre o tema, inclusive como mecanismo de obtenção de recursos adicionais, a serem devidamente aplicados em vários setores da Universidade, dentre os quais precisamente destaca-se a citada assistência estudantil.
 A Magnífica Reitora passou ao item “O que ocorrer”, para apreciação do tema anteriormente referido e introduzido pela Conselheira Solange Araújo, então incluso naquela sessão, dada a relevância e premência do assunto, particularmente concernente à consideração da excepcionalidade do regime de 40 horas, nos próximos concursos docentes, para as Unidades Universitárias já contempladas pela aludida especificidade e informou sobre as solicitações da sua manutenção encaminhadas pelo Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Arquitetura, Escola de Música e Faculdade de Medicina, todas elas já contempladas nas mencionadas condições anteriores, ali submetidas, então, à apreciação e decisão plenárias.
 O Conselheiro Arthur Matos Neto propôs uma oportuna retomada da discussão do assunto por aquele Conselho, a ser analisado de forma mais acurada e aprofundada, todavia não se opondo à aprovação, em circunstância especial, dos casos precedentemente deferidos.
 O Conselheiro Luís Edmundo Campos apresentou algumas restrições ao indicado procedimento e requereu a disponibilização de professores de 40 horas para um mínimo de 16 horas semanais de aula, de modo a fazer corresponder a sua carga horária ao dobro da jornada de 8 horas habitualmente utilizada pelos docentes de 20 horas.
 O Conselheiro Antonio Wilson Menezes externou preocupação em relação à pleiteada excepcionalidade, nela verificando perigoso precedente ensejador de futuras repetições de pedidos similares.
 O Conselheiro José Tavares Neto sugeriu que além da eventual permissão colegiada, também se procedesse a algum tipo de sinalização bloqueadora ou restritiva de possíveis procedimentos equivalentes futuros, assim evitando-se desaconselhável persistência ou reprodução da situação, com possível descontrole institucional.
 A Conselheira Maria Isabel Vianna encaminhou um apelo à sensibilidade dos representantes das diversas áreas no sentido da compreensão daquela importante particularidade, sob pena de inviabilização de cursos e projetos universitários, a despeito da pessoal concordância quanto à inconveniência de uma excessiva flexibilização.
 A Conselheira Solange Araújo assim também se manifestou, adicionalmente comentando sobre os casos mais adversos e condenáveis dos professores em Dedicação Exclusiva (DE), cujas obrigações e compromissos institucionais costumam ser negligenciados, além de registrar a importância, para o curso de Arquitetura, de docentes detentores de experiência prática, usualmente adquirida no mercado e transposta para a sala de aula, somente possível através da concessão do regime de 40 horas.
 O Conselheiro João Carlos Silva ressaltou a relação daquele particular episódio com a circunstância própria de um Edital específico, em caráter emergencial, não cabendo o debate acerca de situações diversas e múltiplas da UFBA, estas devendo ser posteriormente analisadas em função das respectivas demandas e discordou da concepção que supostamente pretende transformar a excepcionalidade em regra.
 O Conselheiro Heinz Schwebel ratificou o pronunciamento da Conselheira Maria Isabel Vianna e divergiu da externada opinião referente a uma aparente escassez de produção por parte dos docentes de 40 horas, sublinhando a sua significativa participação na Escola de Música, onde atuam de forma muito profícua, então enfatizando e corroborando a requisição em exame, sem qualquer prejuízo para as atividades de pesquisa.
 A Magnífica Reitora colocou em votação a proposta de acolhimento das já referidas cinco Unidades Universitárias para efeito de manutenção do regime excepcional de 40 horas, a ser conservado e aplicado para os concursos do mês fevereiro/2011, bem como uma oportuna reavaliação da Resolução 01/06, relativa ao assunto em apreço, sendo aprovada com 1 abstenção.
 A Senhora Presidente passou ao outro item pendente de apreciação plenária, neste caso atinente à solicitação anteriormente encaminhada pelo Conselheiro Ronaldo Barbosa no sentido da decisão colegiada quanto à prevalência da aplicação da Resolução 01/06 do CONSEPE acerca da regulamentação do regime de trabalho dos docentes do magistério superior, particularmente no tocante ao teor do seu Art. 9º, que confere à Magnífica Reitora a autoridade legal para conclusiva definição sobre a eventual alteração da carga horária dos professores, em detrimento da orientação regimental atribuidora de tal competência ao CONSUNI, mediante individualizada apreciação de todos os correspondentes processos, portanto, sugerindo a transferência da sua delegação à Reitora, com a justificativa da retirada de procedimento excessivamente burocrático e pouco condizente com a expressão e relevância das tarefas inerentes àquele Conselho Superior da UFBA.
 O Conselheiro Arthur Matos Neto apoiou a indicação, com a proposição da sua concretização através da elaboração de uma resolução regulamentadora da matéria.
 O Conselheiro Ronaldo Barbosa opinou pelo percurso processual abrangente de uma trajetória que envolveria, no âmbito da Unidade Universitária, os Departamentos e a Congregação, posteriormente perpassando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e, ao final, para o definitivo posicionamento da Magnífica Reitora, com base nas informações e registros inseridos nos autos ao longo do mencionado itinerário.
 A Senhora Presidente submeteu a proposta à votação plenária, sendo aprovada por unanimidade.
 

Local: 
UFBA
Data: 
sex, 17/12/2010 - 14:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Dora Leal Rosa
Luiz Rogério Bastos Leal
Dirceu Martins
Paulo Cezar Vilaça de Queiroz
Antônio Eduardo Mota Portela
SÉRGIO COELHO BORGES FARIAS
Maria da Pureza Spínola Miranda
Jorge Antônio Moreira da Silva
Maria Thereza Barral Araújo
Solange Souza Araújo
Ronaldo Montenegro Barbosa (
Heloniza Gonçalves Costa
JOSÉ BERNARDO CORDEIRO FILHO
Maria Isabel Pereira Vianna
Iracema Santos Veloso
Dioneire Amparo dos Anjos
Antônio Wilson Ferreira Menezes
Daniel Marques da Silva
Risonete Batista de Souza
João Carlos Pires da Silva
ARTHUR MATOS NETO
Luís Edmundo Prado de Campos
Maria de Lourdes Botelho Trino
José Tavares Neto
José Vasconcelos Lima Oliveira
Heinz Karl Schwebel
Rubens Ribeiro Gonçalves
Marco Antônio Nogueira Fernandes
Eduardo Luiz Andrade Mota
Leda Muhana Ianitelli
Maria das Graças Reis Martins
Diego Marinho
Frederico Perez
Fernando Maltez
Rinaldo Rossi e Brisa Fontoura Moura.
Expediente: 

 
 A Senhora Presidente declarou aberta a sessão, registrando, em seguida, as presenças das Conselheiras Risonete Batista de Souza e Leda Muhana Ianitelli, respectivamente, Diretoras do Instituto de Letras e da Escola de Dança, ambas recentemente eleitas, nomeadas e empossadas, e, sob tais condições, participando, pela primeira vez, de reunião daquele Colegiado, além de assinalar a presença do Professor Antônio Virgílio Bittencourt Bastos, professor do Instituto de Psicologia, cujo comparecimento devia-se à sua ligação com um dos tópicos integrantes da Ordem do Dia, a ser oportunamente apreciado pelo plenário, ao qual também se vincula a Professora Ilka Dias Bichara, docente lotada naquela mesma Unidade. Prosseguindo, Sua Magnificência procedeu aos seguintes registros: 1- consideração de um aporte de 7 milhões de reais, constante da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), correspondente ao total da emenda da bancada baiana destinada à Maternidade Climério de Oliveira, a despeito da reconhecida necessidade de um valor aproximado de 40 milhões de reais para implantação do novo Instituto da Mulher, de instalação prevista em área contígua, então relacionando, individualizadamente, todos os deputados federais e os respectivos montantes financeiros direcionados por cada um citado empreendimento; 2- constatação de certa dificuldade, por parte de alguns dirigentes, para manuseio e aplicação das verbas liberadas, merecedora de uma avaliação e adoção de medidas para sua agilização, sobretudo diante da perspectiva de recebimento de cerca de 17 milhões de reais para obras e quase 1 milhão de reais para material permanente e equipamentos; 3- provável manutenção do atual Ministro da Educação, Professor Fernando Haddad, na estrutura do novo Governo federal; 4- persistência da recorrente ameaça de desligamento dos trabalhadores terceirizados e contratados por fundações, todavia admitindo-se uma forma de tratamento diferenciada para os profissionais que desenvolvem serviços nos hospitais universitários, mediante seu aproveitamento sob nova modalidade contratual, a ser definida e formalizada até o dia 27.12.2010; 5- adoção de providências no sentido da transferência do SMURB (Serviço Médico Universitário Rubem Brasil) para o seu novo espaço no prédio do Ambulatório Magalhães Neto, com a consequente liberação da área, por ele atualmente ocupada, para utilização como mais um pavilhão de aulas da Universidade; 5- informações e consistentes indicações da área econômica governamental na direção de uma contundente contenção de gastos ao longo do próximo exercício, com inevitável repercussão sobre as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), já se podendo perceber a aplicação de uma forma de contingenciamento “branco”, embora não explícito, querendo isto significar o propósito e a disposição de disponibilização de parcelas financeiras, embora ainda não asseguradas e confirmadas; 6- possibilidade da edição de uma Medida Provisória, ainda no mês dezembro vigente, autorizando a contratação de Professores Substitutos em caráter emergencial, como forma de neutralização e suprimento dos desfalques docentes em algumas universidades; 7- necessidade de reformulação do Regimento Geral, com destaque, por ocasião da sua execução colegiada, para a situação da Comissão de Ética, cuja atuação anterior vinha confrontando alguns aspectos de ordem legal, dessa forma devendo ser constituída em plena observância às determinações normativas em vigor e em conformidade com o atendimento às necessidades institucionais.
 O Conselheiro José Tavares Neto procedeu a um pronunciamento, que, por pessoal solicitação, vai a seguir transcrito na sua íntegra: “Magnífica Reitora, Senhoras e Senhores Conselheiros, Boa Tarde e nossos votos de próspero 2011. A direção da FMB-UFBA tem a relatar e requer a transcrição in verbis na Ata desta reunião do CONSUNI: 1)- Na primeira etapa do concurso para a Residência Médica do Complexo Hospitalar das Clínicas da Universidade de São Paulo, foram aprovados 48,4% (n=45) dos 93 alunos da FMB-UFBA, enquanto das outras Escolas Médicas do Estado da Bahia a taxa de aprovação foi de 28,3% (17/60). Como a Universidade de São Paulo (USP) tem os Programas de Residência Médica mais concorridos de toda a América Latina; e também como a USP é a melhor classificada do Brasil pelo ÍNDICE DA ARWU-2010, por esse índice de aprovação de 48,4% cabem as congratulações aos formandos deste ano, aos docentes da FMB e à UFBA. 2)- Até o momento, a FMB não recebeu o processo da SOC sobre a denominação, aprovada por este Conselho, do prédio da FMB no campus Canela: Anexo I da Faculdade de Medicina da Bahia “Doutora Rita Lobato Velho Lopes”. 3)- Lamento informar que os vigilantes dos prédios da FMB estão sem salários. Esse tipo de ocorrência, especialmente nesse período do ano, é muito lamentável. Rogo urgentes providências e esclarecimentos. Também peço que a Administração busque solução definitiva, pois esse tipo de problema se repete desde novembro de 2008. Qual a razão dessas reiteradas ocorrências? Por que a UFBA fomenta uma Cooperativa de Limpeza, Vigilância e Portaria? Até para ficar livre da convivência com empresas que abusam de um dos direitos humanos mais elementares: do salário pelo trabalho realizado. Adicionalmente, a nova empresa de Vigilância cobra dos seus funcionários o credenciamento, por meio de curso pago, isso para quem não tem recursos para o arroz e feijão à mesa dos seus familiares! 4)- Também lamento informar que a Direção e a Congregação da FMB continuam sem informações formais da Sra. Bibliotecária Maria das Graças Ribeiro sobre o andamento das obras e serviços na Biblioteca Prof. Gonçalo Moniz da Memória da Saúde. Em 2009 e no corrente ano, foram reiterados ofícios e nenhum deles mereceu qualquer resposta da Sra. Bibliotecária Maria das Graças Ribeiro. Em razão disso, foi criado processo em março de 2010 no âmbito da Congregação, com a relatoria do Prof. Fernando Carvalho, a ser proximamente apreciado pela Congregação na reunião de janeiro de 2011, e a proposta da direção da FMB é a denúncia do convênio ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público Federal. 5)- Recentemente, foi encaminhado à Pró-Reitoria de Pessoas o quarto processo sobre o quantitativo de pessoal técnico-administrativo da FMB, onde há 4 Departamentos sem Secretário Acadêmico e proximamente também o Colegiado de Graduação terá déficit de pessoal. Nesse quarto processo, consta a deliberação unânime da Congregação de requerer a redistribuição dos 9 (nove) funcionários, dos 52 lotados na FMB, a serviço do CPqGM-FIOCRUZ; processos semelhantes foram gerados em 2004, 2007 e 2008, mas o ex-Reitorado não deu NENHUMA providência na busca de solução a esse crônico e gravíssimo problema. 6)- Proponho Nota de Esclarecimento da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação sobre a questão da contratação de Professores Substitutos porque as informações prestadas a este Conselho pelo Sr. Pró-Reitor não coincidem com os relatos de alguns Chefes de Departamento sobre as informações prestadas em recente reunião do Sr. Pró-Reitor com esses Chefes de Departamento.”
 A Conselheira Solange Araújo ratificou a necessidade de uma maior elucidação acerca do 6º item aludido na fala anterior e propôs a inclusão, na pauta daquela reunião, do tema atinente à excepcionalidade do regime de 40 horas para efeito de contratação docente, cujo debate já fora iniciado em sessão precedente do Conselho e requer premência deliberativa em face da escassez de tempo para deflagração dos correspondentes certames na UFBA.
 O Conselheiro Arthur Matos Neto defendeu alguma manifestação colegiada sobre os projetos do CT-INFRA 2010 em momento antecedente à sua consolidação final pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, então exemplificando, dentre outros casos merecedores de atenção, com a situação dos Sistemas Estruturantes e propôs a realização de uma reunião extraordinária do CONSUNI, se possível ainda no final do ano em curso, com os objetivos primaciais de acompanhamento dos trabalhos e de definição das diretrizes básicas indispensáveis ao seu prosseguimento e conclusão.
 O Conselheiro Luís Edmundo Campos solicitou a máxima agilização dos procedimentos condicionadores da liberação do mencionado espaço atualmente ocupado pelo SMURB para imediata utilização como pavilhão de aulas, em face da absoluta indisponibilidade de área física para aplicação dos cursos da Escola Politécnica em 2011.
 O Conselheiro João Carlos Silva endossou as preocupações já evidenciadas e relatadas acerca do CT-INFRA e das empresas terceirizadas, neste caso com realce para a vigilância, cujos efeitos já podem ser sentidos no reduzido contingente utilizado para proteção dos campi da UFBA, de que muito vem se ressentindo a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, cuja alta vulnerabilidade vem transmitindo e ampliando a insegurança decorrente da disponibilização de apenas dois profissionais encarregados da fiscalização de toda a sua área.
 A Conselheira Maria de Lourdes Trino também assinalou semelhante apreensão, com o registro adicional da ocorrência, no dia anterior, de uma tentativa de assalto no campus de Ondina; destacou a importância da concessão de uma maior atenção aos cursos noturnos, a demandarem iniciativas relativas à melhoria das cantinas e bibliotecas das Unidades, do transporte coletivo, da segurança etc.; ratificou os comentários efetuados sobre o CT-INFRA; e apoiou a solicitação referente a uma maior disponibilização de espaços para aulas, igualmente preocupante para o curso de Química, aí enfatizando a atual situação dos seus laboratórios, ainda deteriorados em decorrência do incêndio ali ocorrido, cujas obras de recuperação somente devem ser iniciadas em fevereiro/2011.
 O Conselheiro José Vasconcelos Oliveira aludiu ao conceito 4 recentemente recebido pela Escola de Medicina Veterinária em processo de avaliação executada pelo Ministério da Educação e indicou a necessidade de intervenções principalmente direcionadas para os quesitos da acessibilidade e da biblioteca, neste caso em termos físicos e de acervo bibliográfico, a serem prioritariamente providenciados para aquela Unidade.
 O Conselheiro Daniel Silva também ressaltou pessoal preocupação atinente ao CT-INFRA 2010; externou reconhecimento e agradecimento ao Vice-Reitor, Conselheiro Luiz Rogério Leal, pela sensibilidade e determinação demonstradas no sentido da resolução do problema, reiteradamente solicitado, de liberação de verbas destinadas ao pavilhão de aulas da Escola de Teatro através de equivalente projeto de 2007, afinal alcançada em consequência daquela relevante atuação; e sublinhou o significado das ações implementadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, então informando acerca da realização regular de reuniões da Comissão de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil daquele Conselho, muito colaborando no processo de entendimento e diálogo com o DCE (Diretório Central dos Estudantes).
 O Conselheiro Frederico Perez comunicou a recente visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa ao prédio da Residência Garibaldi, com a finalidade básica de conhecimento, verificação e avaliação das suas condições de uso; registrou o atraso na liberação das bolsas de permanência, então requerendo mecanismos de agilização; e solicitou a inclusão do tema referente à Assistência Estudantil na reunião do CONSUNI prevista para ocorrência no dia 13.04.2011, conforme calendário de programação da sua realização mensal, já distribuído para apreciação plenária.
 A Conselheira Dioneire dos Anjos informou a respeito da execução da primeira defesa de dissertação de mestrado e da graduação da primeira turma do curso de Enfermagem no Instituto Multidisciplinar em Saúde, a acontecer em janeiro/2011, a todos convidando para participarem do evento no campus de Vitória da Conquista.
 O Conselheiro Ronaldo Barbosa reportou-se à Resolução 01/06 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), referente à regulamentação do regime de trabalho dos docentes do magistério superior, para propor uma apreciação colegiada acerca da manutenção do procedimento ali contido e indicado no seu Art. 9º, ao invés da aplicação da nova norma regimental determinante de uma análise individualizada de todos os processos abarcados pela citada situação através do CONSUNI, uma vez cumpridos os ritos e requisitos administrativos lá estabelecidos.
 A Conselheira Maria Spínola Miranda corroborou as já referidas questões respectivamente concernentes ao CT-INFRA e à segurança nos campi, apoiando as manifestações e as necessárias providências sugeridas e encaminhadas.
 A Magnífica Reitora passou à apreciação das Atas do CONSUNI dos dias 19 e 27.10.2010 e 11 e 22.11.2010, as quais, submetidas conjuntamente à votação,foram todas aprovadas por unanimidade.
 A Senhora Presidente reportou-se e comentou sobre o já mencionado calendário de reuniões do Conselho, preparado pela Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores e distribuído aos Conselheiros, visando um ordenamento e prévia fixação da sua ocorrência mensal ao longo do 1º semestre do ano 2011.