Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 17 de Maio de 1962.

Pauta: 

1.       O Conselheiro Magalhães Neto apresentou as seguintes emendas a serem feitas no Regimento Interno da Escola de Nutricionistas, vez que a publicação saíra incorreções, cuja retificação é a seguinte: Retificação. “Por um lapso de revisão, escaparam os seguintes erros na publicação do Regimento Interno da Escola de Nutricionistas da Universidade da Bahia e que agora não retificados: Art. 4. Na enumeração das disciplinas, corrija-se para 4 –Química Alimentar, onde se lê simplesmente Química.   Art. 38. Suprima-se o inciso b)os demais seguem na enunciação subsequente. –Art. 53. Onde está “sob os números 13, 14, 15, 17 e 20, que serão regidas privativamente, etc.,inclua-se o n° 16. –Art. 55, letra a) onde está Congregação, corrija-se para Conselho Deliberativo. – Art.77. Ficará assim regido: “As penas de suspensão por mais de trinta dias e aquelas outras definidas nas alíneas d) e e) do artigo 75 serão propostas pelo Diretor em exposição fundamentada ao Conselho Deliberativo. –Art. 85. Onde se lê Congregação, corrija-se para Conselho Deliberativo. –Art. 87, letra c) onde está “tradução da frase 1 de Cícero, que a Escola de Nutricionistas apresente”, corrija-se para: tradução da frase de Cícero que a Escola de Nutricionistas apresenta”. Aprovado o Parecer.
2.       O Conselheiro Adolfo Diniz, Presidente da Comissão de Ensino, para apresentar o Parecer referente a complementação do Quorum para os concursos a Docência Livre das cadeiras de “Estudos Brasileiros” e de “Estética”, da Escola de Belas Artes.  Para a cadeira de Estudos Brasileiros foram indicados os seguintes professores: Walter Gordilho, Leopoldo Amaral, Tito Vespasiano Augusto César Pires, Américo Simas Filho, Hernani Sobral. –Faculdade de Arquitetura: Godofredo Filho, Aristides Gomes, Lauro Sampaio, Jorge Calmon, -Faculdade de Filosofia- Elísio Lisboa, Oscar Caetano, Mário Tarquínio- Escola Politécnica –Suplente Magalhães Neto. – Para a cadeira de Estética, Walter Gordilho, Leopoldo Amaral, Tito Vespasiano Augusto César Pires, Américo Simas Filho, Hernani Sobral – Faculdade de Arquitetura- João Mendonça, Godofredo Filho, Aristides Gomes, Jorge Calmon, Lauro Sampaio- Faculdade de Filosofia- Elísio Lisboa, Mário Tarquínio- Escola Politécnica- Suplente Magalhães Neto,, aprovado.  Para a cadeira de “Língua e Literatura Grega”da Faculdade de Filosofia, foram aprovados os seguintes nomes: Albérico Fraga, Augusto Machado, Adalício Nogueira, Evandro Baltazar, Mario Barros, Nelson Sampaio, Aderbal Gonçalves, Ademar Raimundo da Silva, José Catarino, Raul Afonso Nogueira Chaves. Aprovado o Parecer.
3.       Com a palavra o Conselheiro Magalhães Neto, Relator do processo n°4296 em que se pleiteia dispensa de vestibular para os que possuam diploma das carreiras de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, dada a similitude de disciplina, declarou, votaria coerente com o Parecer que subescrevera em caso semelhante de autoria do Conselheiro Lafayete Pondé, contraia a pretensão requerida.  Tal Parecer constituiu de voto vencido pelo Conselho. O Conselho resolveu deferir a matricula contra os votos dos professores Lafayete Pondé, Adriano Pondé, Nilza Garcia, Rodrigo Argolo, Alceu Hiltner e do relator Prof. Magalhães Neto.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.    

Data: 
qui, 17/05/1962 - 09:30
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Aristides Gomes
Adriano Pondé
Elsior Coutinho
Arnaldo Silveira
Theonilo Amorim
Carlos Sepulveda
João Rescala
Rodrigo Argolo
Pedro Tavares
Oscar Caetano
Torres Homem
Nilza Garcia
Nelson Sampaio
Sandoval Silva
Ivo Braga
Lafayete Pondé
Carlos Geraldo
Adolfo Diniz
Magalhães Neto
Alceu Hiltner
Acadêmico Osmar Sepulveda
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Dr. Albérico Fraga.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão de 6 de abril de 1962, que lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor congratulo-se com o Conselho pelas posses dos novos  Diretores, professores José de Vasconcelos, Alceu Hiltner e Carlos Geraldo.
3.       O Conselheiro Magalhães Neto propôs que fosse inserido em ata um voto de louvor ao Prof. Carlos Simas pela maneira eficiente a frente da Diretoria da Escola Politécnica.
4.       Por proposta do Conselheiro Torres Homem, foi unanimemente aprovado um voto de pesar pelo falecimento do Dr. José Pinto Soares.
5.       O Magnífico Reitor comunicou que em recente viagem a Brasília, teve ensejo de entrar em contato com os altos dirigentes do ensino e verificaram que a Universidade continua a merecer aquele mesmo apreço e consideração de sempre. Informou ao Conselho que solicitará a presença do Diretor do Departamento Cultural, prof. Thales de Azevedo, afim de que  o mesmo fizesse uma exposição a respeito do curso pré-vestibular.
6.       O Prof. Thales de Azevedo referiu-se a vários pontos importantes, tais como: localização, numero de candidatos, possibilidade de funcionamento a partir do 1°de agosto, professorado, como consta das notas taquigráficas.
7.       S. Magnificência comunicou o telegrama que recebera do Ministro Oliveira Brito referente ao problema dos interinos, bem assim congratulações dirigidas ao prof. Décio Seabra pela sua participação no concurso, a respeito das facilidades que a Lei de efetivação poderia lhe proporcionar. Informou que o Governo Federal está preocupado em economizar.
8.       S. Magnificência lembrara a reforma estatutária e pedia a Comissão de Legislação e Recursos brevidade a respeito da sugestão encaminhada, no sentido da participação dos estudantes nas deliberações do Conselho Departamental, Congregações e Conselho Universitário.  Informou o oficio que recebera do Diretor do Ensino Superior, convocando professores da Faculdade de Ciências Econômicas para fazerem um curso de especialização no Rio.
9.       Referiu-se a visita que fizera com o prof. Adolfo Diniz, a Cruz das Almas, na ocasião de posse do novo Diretor José de Vasconcelos. Deu noticia ao Conselho de uma carta muito afetuosa do prof. Ernesto Leme, ex-Reitor da Universidade de S. Paulo, dizendo que a Universidade da Bahia tem muita coisa que faz inveja a São Paulo.
10.   Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas comunicando que a Congregação propõe a transformação da cadeira de Direito Internacional em Introdução á Ciência Política. O Magnífico Reitor fez distribuir o referido processo a Comissão de Ensino; do Diretor da Faculdade de Filosofia informando que a Dra. Cora Pedreira fora eleita representante dos docentes livres na Congregação daquela Faculdade; do Diretor da Faculdade de Arquitetura, propondo, em nome da Congregação a concessão do titulo de “Professor Honorário” ao prof. Rodrigo de Melo Franco. A meteria foi encaminhada a Comissão de Ensino; do mesmo Diretor enviando o relatório de 61; do Diretor da Faculdade de Odontologia, remetendo o relatório do concurso de vestibular; do Diretor da Faculdade de Farmácia relatório do vestibular; do Diretor da Escola Politécnica relatório do vestibular de 62; do Diretor da Escola de Belas Artes, comunicando que no dia 28 deste, terão inicio as provas do concurso á Docência Livre da cadeira de Estética e de Estudos Brasileiros; do Diretor da Escola de Geologia, propondo vagas para a concessão de bolsas de estudo.