Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 17 de Maio de 1962.
1. O Conselheiro Magalhães Neto apresentou as seguintes emendas a serem feitas no Regimento Interno da Escola de Nutricionistas, vez que a publicação saíra incorreções, cuja retificação é a seguinte: Retificação. “Por um lapso de revisão, escaparam os seguintes erros na publicação do Regimento Interno da Escola de Nutricionistas da Universidade da Bahia e que agora não retificados: Art. 4. Na enumeração das disciplinas, corrija-se para 4 –Química Alimentar, onde se lê simplesmente Química. Art. 38. Suprima-se o inciso b)os demais seguem na enunciação subsequente. –Art. 53. Onde está “sob os números 13, 14, 15, 17 e 20, que serão regidas privativamente, etc.,inclua-se o n° 16. –Art. 55, letra a) onde está Congregação, corrija-se para Conselho Deliberativo. – Art.77. Ficará assim regido: “As penas de suspensão por mais de trinta dias e aquelas outras definidas nas alíneas d) e e) do artigo 75 serão propostas pelo Diretor em exposição fundamentada ao Conselho Deliberativo. –Art. 85. Onde se lê Congregação, corrija-se para Conselho Deliberativo. –Art. 87, letra c) onde está “tradução da frase 1 de Cícero, que a Escola de Nutricionistas apresente”, corrija-se para: tradução da frase de Cícero que a Escola de Nutricionistas apresenta”. Aprovado o Parecer.
2. O Conselheiro Adolfo Diniz, Presidente da Comissão de Ensino, para apresentar o Parecer referente a complementação do Quorum para os concursos a Docência Livre das cadeiras de “Estudos Brasileiros” e de “Estética”, da Escola de Belas Artes. Para a cadeira de Estudos Brasileiros foram indicados os seguintes professores: Walter Gordilho, Leopoldo Amaral, Tito Vespasiano Augusto César Pires, Américo Simas Filho, Hernani Sobral. –Faculdade de Arquitetura: Godofredo Filho, Aristides Gomes, Lauro Sampaio, Jorge Calmon, -Faculdade de Filosofia- Elísio Lisboa, Oscar Caetano, Mário Tarquínio- Escola Politécnica –Suplente Magalhães Neto. – Para a cadeira de Estética, Walter Gordilho, Leopoldo Amaral, Tito Vespasiano Augusto César Pires, Américo Simas Filho, Hernani Sobral – Faculdade de Arquitetura- João Mendonça, Godofredo Filho, Aristides Gomes, Jorge Calmon, Lauro Sampaio- Faculdade de Filosofia- Elísio Lisboa, Mário Tarquínio- Escola Politécnica- Suplente Magalhães Neto,, aprovado. Para a cadeira de “Língua e Literatura Grega”da Faculdade de Filosofia, foram aprovados os seguintes nomes: Albérico Fraga, Augusto Machado, Adalício Nogueira, Evandro Baltazar, Mario Barros, Nelson Sampaio, Aderbal Gonçalves, Ademar Raimundo da Silva, José Catarino, Raul Afonso Nogueira Chaves. Aprovado o Parecer.
3. Com a palavra o Conselheiro Magalhães Neto, Relator do processo n°4296 em que se pleiteia dispensa de vestibular para os que possuam diploma das carreiras de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, dada a similitude de disciplina, declarou, votaria coerente com o Parecer que subescrevera em caso semelhante de autoria do Conselheiro Lafayete Pondé, contraia a pretensão requerida. Tal Parecer constituiu de voto vencido pelo Conselho. O Conselho resolveu deferir a matricula contra os votos dos professores Lafayete Pondé, Adriano Pondé, Nilza Garcia, Rodrigo Argolo, Alceu Hiltner e do relator Prof. Magalhães Neto.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorer.
1. O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão de 6 de abril de 1962, que lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2. O Magnífico Reitor congratulo-se com o Conselho pelas posses dos novos Diretores, professores José de Vasconcelos, Alceu Hiltner e Carlos Geraldo.
3. O Conselheiro Magalhães Neto propôs que fosse inserido em ata um voto de louvor ao Prof. Carlos Simas pela maneira eficiente a frente da Diretoria da Escola Politécnica.
4. Por proposta do Conselheiro Torres Homem, foi unanimemente aprovado um voto de pesar pelo falecimento do Dr. José Pinto Soares.
5. O Magnífico Reitor comunicou que em recente viagem a Brasília, teve ensejo de entrar em contato com os altos dirigentes do ensino e verificaram que a Universidade continua a merecer aquele mesmo apreço e consideração de sempre. Informou ao Conselho que solicitará a presença do Diretor do Departamento Cultural, prof. Thales de Azevedo, afim de que o mesmo fizesse uma exposição a respeito do curso pré-vestibular.
6. O Prof. Thales de Azevedo referiu-se a vários pontos importantes, tais como: localização, numero de candidatos, possibilidade de funcionamento a partir do 1°de agosto, professorado, como consta das notas taquigráficas.
7. S. Magnificência comunicou o telegrama que recebera do Ministro Oliveira Brito referente ao problema dos interinos, bem assim congratulações dirigidas ao prof. Décio Seabra pela sua participação no concurso, a respeito das facilidades que a Lei de efetivação poderia lhe proporcionar. Informou que o Governo Federal está preocupado em economizar.
8. S. Magnificência lembrara a reforma estatutária e pedia a Comissão de Legislação e Recursos brevidade a respeito da sugestão encaminhada, no sentido da participação dos estudantes nas deliberações do Conselho Departamental, Congregações e Conselho Universitário. Informou o oficio que recebera do Diretor do Ensino Superior, convocando professores da Faculdade de Ciências Econômicas para fazerem um curso de especialização no Rio.
9. Referiu-se a visita que fizera com o prof. Adolfo Diniz, a Cruz das Almas, na ocasião de posse do novo Diretor José de Vasconcelos. Deu noticia ao Conselho de uma carta muito afetuosa do prof. Ernesto Leme, ex-Reitor da Universidade de S. Paulo, dizendo que a Universidade da Bahia tem muita coisa que faz inveja a São Paulo.
10. Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas comunicando que a Congregação propõe a transformação da cadeira de Direito Internacional em Introdução á Ciência Política. O Magnífico Reitor fez distribuir o referido processo a Comissão de Ensino; do Diretor da Faculdade de Filosofia informando que a Dra. Cora Pedreira fora eleita representante dos docentes livres na Congregação daquela Faculdade; do Diretor da Faculdade de Arquitetura, propondo, em nome da Congregação a concessão do titulo de “Professor Honorário” ao prof. Rodrigo de Melo Franco. A meteria foi encaminhada a Comissão de Ensino; do mesmo Diretor enviando o relatório de 61; do Diretor da Faculdade de Odontologia, remetendo o relatório do concurso de vestibular; do Diretor da Faculdade de Farmácia relatório do vestibular; do Diretor da Escola Politécnica relatório do vestibular de 62; do Diretor da Escola de Belas Artes, comunicando que no dia 28 deste, terão inicio as provas do concurso á Docência Livre da cadeira de Estética e de Estudos Brasileiros; do Diretor da Escola de Geologia, propondo vagas para a concessão de bolsas de estudo.