Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 2 de Janeiro de 1964.

Pauta: 

1.       O Magnífico Reitor ao anunciar a Ordem do Dia, propôs a inversão da mesma, o que foi aprovado.
2.       O Magnífico Reitor mandou o Secretario proceder a distribuição de cédulas para dar inicio a eleição para as Comissões permanentes.  Nomeou escrutinadores, o Prof. Theonilo Amorim e o acadêmico Paulo Duarte. Foram 20 os votantes. Para Comissão de Ensino-receberam votos os seguintes professores: Alceu Hiltner, 16 votos; Carlos Geraldo 15 votos; Pedro Tavares, 11 voto; Arnaldo Silveira, 7 votos ; Torres Homem, 3 votos; Dirce Araújo, 2 votos; Luciano Aguiar, 2 votos; Magalhães Neto, 1 voto; Carlos Simas, 1 voto. Para Suplente: Arnaldo Silveira, 8 votos, Pedro Tavares, 2 votos; Jorge Calmon, 2 votos; Ivete Oliveira, Ivo Braga, Carlos Geraldo, Torres Homem, Dirce Araújo, 1 voto cada.  O Magnífico Reitor proclamou eleitos para Comissão de Ensino, os professores Alceu Hiltner, Carlos Geraldo e Pedro Tavares.  Para Suplente- O Prof. Arnaldo Silveira. –Comissão de Legislação e Recursos: Receberam votos os seguintes professores: Magalhães Neto, 16 votos; Nelson Sampaio, 16 votos; Lafayete Pondé , 15 votos; Arnaldo Silveira, 3 votos ; Benjamin Sales, Carlos Simas, Ivo Braga, 1 voto cada.  Para Suplente: Aristides Gomes, 7 votos; Queiroz Muniz, 2 votos;  Benjamim Sales, 2 votos; Hernani Sobral, Torres Homem, João Mendonça, Adriano Pondé, Magalhães Neto, 1 voto cada e 2 votos em branco.  O Magnífico Reitor proclamou eleitos para a Comissão de Legislação e Recursos, os Professores Magalhães Neto, Nelson Sampaio e Lafayete Pondé.  Para Suplente, o Prof. Aristides Gomes- Comissão de Orçamento- receberam votos: Ivo Braga, 19 votos; Carlos Simas, 16 votos;  Benjamim Sales, 11 votos; Torres Homem, 3 votos; Luciano de Aguiar, 2 votos; Hernani Sobral; Dirce Araújo, Arnaldo Silveira, João Mendonça, 1 voto cada. Para Suplente: Torres Homem, 11 votos; Dirce Araújo, Luciano Aguiar, 2 votos cada; Paulo Brandão, Aristides Gomes, Ivete Oliveira,  Carlos Simas, 1 voto cada. O Magnífico Reitor proclamou eleitos para a Comissão de Orçamento, os Profs. Ivo Braga, Carlos Simas e Benjamin Sales. Para Suplente, o Prof. Torres Homem. Comissão de Publicação- receberam votos: Adriano Pondé, 16 votos; Dirce Araújo, 13 votos, Theonilo Amorim, 12 votos; Ivete Oliveira, 4 votos; Pedro Castro, 3 votos; Elsior Coutinho, Benjamin Sales, Hernani Sobral, 2 votos cada; Paulo Duarte, Luciano Aguiar, Queiroz Muniz, João Mendonça, 1 voto cada. Para Suplente Ivete Oliveira, 10 votos; Torres Homem, 2 votos; Nilmar Rocha, Theonilo Amorim, Paulo Brandão, Dirce Araújo, Queiroz , 1 voto cada.  O Magnífico Reitor proclamou eleitos para a Comissão de Publicações, os Professores Adriano Pondé, Dirce Araújo e Thenilo Amorim. Para Suplente, Ivete Oliveira.
3.       O Magnífico Reitor, tendo que se ausentar-se da sessão por alguns minutos, passou a direção dos trabalhos ao Prof. Torres Homem.
4.       O Magnífico Reitor, Prof. Torres Homem, concedeu a palavra ao Prof. Magalhães para apresentar Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, referente ao regimento da Escola de Administração.
5.       O Conselheiro Magalhães, disse que estava em condições de relatar o Regimento da Faculdade de Direito, apesar não ter trazido Parecer escrito.  Ouvido o Conselho, este concordou que o Prof. Magalhães Neto, apresentasse as emendas, independente de escrevê-las.  As emendas sugeridas foram as seguintes:  art.4° §2°- O Prof. Magalhães Neto e pela uniformização da nota 4 –Art.23°§ único. Suprima-se a palavra “irredutível” . Art.28- Leia-se: nos impedimentos eventuais do professor catedrático, a substituição caberá por designação do Direito e indicação do Professor catedrático, a docente da mesma cadeira  ou a cadeira afim, por proposta do Conselho Departamental”.  Paragrafo 2°: ao invés de dizer “o rodizio efetuar-se-á com a indicação”, diga-se “o rodizio se iniciará com a indicação”. Art. 31- O Cons. Relator disse que esta de acordo com a supressão de provas parciais. Quanto o exame da 2ª época, o Prof. Magalhães Neto pensa que deve ser uniforme para todos aqueles que nele possam inscrever-se. Aquele que por qualquer motivo não comparecer a uma prova de exame final requererá uma segunda chamada.
6.       O Acadêmico Pedro Castro alegando carecer de um maior conhecimento a respeito do Regimento da Faculdade de Direito, requereu ao Magnífico Reitor vista do Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, apresentado oralmente pelo Prof.  Magalhães Neto. Reassumindo a direção dos trabalhos, o Magnífico Reitor, Prof.  Dr. Albérico Fraga, fez um apelo a taquigrafa, no sentido de que fosse traduzido preferencialmente, a matéria ora em discussão adiada para a próxima sessão .
7.       O Acadêmico Paulo Duarte, fez um apelo no sentido que os Pareceres das Comissões fossem distribuídos com um mínimo de 48 horas de antecedência da sessão.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Data: 
dom, 15/03/2015 - 14:30
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Queiroz Muniz
Ivete Oliveira
Ismael de Barros
Nelson Sampaio
Luciano Aguiar
Carlos Sá
Hernani Sobral
Carlos Moraes
Lafayete Pondé
Benjamin Sales
Dirce Araújo
Torres Homem
Ivo Braga
Arnaldo Silveira
Jorge Calmon
Magalhães Neto
Theonilo Amorim
Acadêmicos Pedro Castro e Paulo Duarte
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterior que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor, justificou as ausências dos Profs. Adriano Pondé, Carlos Simas e Pedro Tavares.
3.       Convocou de pronto a Comissão de Orçamento e esta orientou a contabilidade no sentido de elaborar, em regime de urgência a proposta Orçamentaria a fim de que a Comissão de Orçamento possa dar seu Parecer.  Informou que a verba de pessoal esta situada em dois bilhões, cento e sessenta e oito milhões e setecentos e dezesseis mil cruzeiros- a verba de material em dois bilhões duzentos e vinte sete milhões e quatrocentos mil cruzeiros.
4.       Registou em ata um voto de reconhecimento ao Delegado Fiscal, pela solicitude e atenção no desejo de atender a Universidade.
5.       Deu a noticia do incidente havido entre estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas e da Fundação Visconde de Cayrú em torno de documentos do arquivo.
6.       Leu os seguintes ofícios: do Delegado Fiscal a respeito do contrato com a I.B.M. do Brasil, para confecção de livros, folhas, cheques para pagamento dos funcionários da Universidade; do Prof. Carlos Geraldo, comunicando que por motivo de viagem passou a direção da Faculdade ao Prof. Carlos Moraes ; do Prof. Alceu Hiltner, comunicando que passou a direção da Escola ao Vice Diretor, Prof. Pedro Tavares;  do Diretor I.C.H.U.B., enviando 30 exemplares do Plano de Estudos, ora distribuído; do Diretor da Escola Eletro Mecânica, agradecendo a cessão do salão da Reitoria para a solenidade de formatura daquela Escola; do Diretor da Faculdade de Medicina, comunicando que foi eleito substituto do Vice-Diretor , o Prof. Pires da Veiga; do diretório acadêmico da Faculdade de Farmácia, encarecendo o prosseguimento das obras daquela Faculdade.
7.       O Acadêmico Pedro Castro, apresentou duas propostas, uma referente as Residências Universitárias e outra referente as Comissões Permanentes. Ambas foram encaminhadas a Comissão de Legislação e Recursos. O Conselho de logo resolveu manter abertas as residências para atender as necessidades dos estudantes que ainda se encontram em regime de trabalho, devidamente comprovado.