Ata da sessão do conselho universitário , realizada em o dia 30 de Novembro de 1953
Não houve pauta.
Não houve o que ocorrer.
O M.Reitor declarou estar aberta a sessão, o que ocorreu exatamente ás 9:30 minutos, esclarecendo que o Secretário não comparecerá por estar a aprontar a ata da última sessão, que seria lida no final desta .
O M.Reitor explicou não existir matéria constante da "Ordem do Dia". Explicou , em seguida, não ter sido recebido parecer das Comissões, para discutir . Desejava, aditou S.Magnificencia, ter reuniões mensais com os Diretores das Unidades Universitárias, consultando a Casa sobre as seria possivel admitir-se Universitários comparecerem ás sessões para debaterem assunto de interesse?
O conselheiro Carlos Simas disse que as reuniões seriam de grande utilidade pois dariam oportunidade para que houvesse um entendimento geral e que a presença de qualquer Universitário deveria ficar a critério do Diretor. O conselheiro Fereirra Gomes congratulou-se com o M.Reitor pela aprovação do Orçamento para o exercicio do ano de 1954 e manifestou-se de acordo com as reuniões, corroborando o ponto de vista do conselheiro Carlos Simas de que a presença do Universitário deveria ficar a critério do Diretor.O M.Reitor proseguindo nas suas comunicações esclareceu a Casa a respeito do caso do professor recentemente nomeado para a Faculdade de Ciências Econômicas. Declarou que os funcionários que recebem pelo quadro extraordinário poderiam receber, naquele dia, os seus vencimentos, porque a Reitoria estava efetuando o pagamento.Demonstrou, á Casa, o movimento das contas da Universidade, momento em que prestou alguns esclarecimentos sobre a aprovaçaõ do Orçamento.O conselheiro Miguel Calmon transmitiu ao Conselho a magnifica impressão que teve, quando no Conselho de Curadores, o M.Reitor apresentou o movimento contábil da Universidade. Prestou S.Magnificencia outras informações, referentes ao Departamento de Assistencia ao Estudante, dando por da sessão as 11:20 minutos, por nada haver a tratar . E, eu, Antonio Luiz Avena, Secretário, lavrei a presente ata, que lida. discutida e submetida a votos devidamente assinada com a menção de sua aprovação.