Ata da sessão do Conselho Universitário Realizada no Dia 2 de Dezembro de 1965.
O Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Faculdade de Direito para se conectar o tÍtulo de Professor Emérito ao Professor Dr. Nestor Duarte Guimarães. O Parecer da Comissão de Ensino, favorável á aludida proposta, foi unanimemente aprovada pelo Conselho.S.Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Jorge Novis para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Escola Politécnica para se conceder ao Professor Dr. Elísio de Carvalho Lisboa o titulo de "Professor Émerito". O Parecer do Conselheiro Relator , favorável á proposta, foi unanimemente aprovada, após discussão da qual participaram os Conselheiros Alceu Hiltner, Thales de Azevedo, Magalhães Neto, Arnaldo Silveira, Jorge Novis e Luciano Aguiar.
E apresentar uma emenda ao Regimento da Faculdade de Farmácia, que será brevemente apreciado pelo Conselho, permitindo que os alunos da terceira série, que cursam 7 diciplinas, façam 3 matérias em 2a época. Após discussão, da qual participaram o M.Reitor e os Conselheiros Alceu Hiltner, Magalhães Neto, Hernani Sobral , Carlos Simas , Arnaldo Silveira, Sylvio Faris e Torres Homem, o Conselho resolveu não se pronunciar, no mesmo, sobre a matéria.O Conselheiro Paulo Brandão, atendendo a um pedido do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, desistiu do pedido de vista feito ao Regimento daquela Faculdade.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão .
Não houve o que ocorrer.
O M.Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
O M.Reitor disse que era com satisfação que consignava a presença do Professor Mário Barros, na qualidade de Diretor, em exercicio, da Faculdade de Direito, de quem esperava a mesma colaboração dos seus antecessores. A seguir deu conhecimento do Conselho dos entendimentos preliminares, mantidos no Rio de Janeiro, com Diretores do BID sobre a possibilidade de financiamento para instalação da Universidade . Informou ainda que manteve contato com o Diretor da UNESCO, Professor que recentemente esteve aqui, o qual se mostrou bastante interessado nos problemas da Universidade da Bahia. Deu noticia, também, S.Magnificência dos entendimentos mantidos com o adido cultural da França, podendo, então, verificar que a Assistência Técnica Francesa está interessada em dar á Universidade da Bahia uma grande ajuda visando a criação de um curso de pos- graduação para serviço público. A seguir prestou á CASA várias informações sobre o Orçamento da Universidade para o exercício de 1966. Informou que, oportunamente, irá propor ao Conselho de Curadores que as funções gratificadas, na Universidade, sejam uniformizadas, (mesmo aquelas que ainda não constam no quadro) bem como a uniformização de taxas cobradas pela Universidade. Os Senhores Conselheiros se manifestaram favoráveis as sugestões apresentadas pelo Magnifico Reitor. Comunicou ainda S.Magnificência que levará ao conhecimento do Conselho de Curadores a sugestão de alguns Diretores de Escolas e Institutos sobre a cobrança de ingresso para os espetáculos da Universidade, bem como no Museu de Arte Sacra. Comunicou também á CASA que o Conselheiro Arnaldo Silveira deu Integral comprimento á decisão do Conselho sobre o provimento de uma cadeira vaga na Faculdade de Odontologia.
O Conselheiro Queiroz Muniz disse que foi recebido com toda gentileza pelo Diretor da Faculdade e Logo investido na Cátedra. Ainda o Conselheiro Muniz fez referência ao êxito obtido pelo Coral da Universidade quando da excussão pelos Estados Unidos da América do Norte , bem como ao sucesso do Concurso sobre composição efetuado pelo Seminário de Música.
O Conselheiro Paulo Brandão solicitou que o Regimento Interno da Faculdade de Ciências Econômicas fosse apreciado pelo Conselho antes do fim do ano.
O Conselheiro João Rescala fez idêntico pedido em relação ao Regimento da Escola de Belas Artes.
O Conselheiro Magalhães Neto explicou qua a Comissão de Legislação e Recursos tem tido muito trabalho e que se há atraso este é em decorrência de força maior.
O Conselheiro Alceu Hiltner solicitou a inclusão na " Ordem do Dia" do processo proveniente da Escola Politécnica e relativo á eleição para o Diretório Acadêmico. Ainda o Conselheiro Alceu Hiltner informou á CASA que o Rotary Clube da Bahia instituiu para este ano um prêmio denominado "Arlindo Fragoso" para melhor estudante diplomado em Engenharia.