Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 6 de Outubro de 1964.

Pauta: 

1.       Passando à Ordem do Dia S. Magnificência disse que o item a)dizia respeito à execução orçamentária, dando, a seguir, ao Conselho explicações detalhadas sobre o assunto e, também a respeito das atividades da Comissão presidida pelo Conselheiro Silvio Faria. Também prestou informações sobre as providencias adotadas, na sua ultima viagem ao sul do pais, de referencia à suplementação da verba da Universidade.
2.       O Conselheiro Silvio Faria deu noticias ao Conselho a respeito das normas que estão sendo elaboradas para o Orçamento da Universidade.
3.       Após  Magnífico Reitor anunciar  a terceira parte da Ordem do Dia- apreciação das redações finais dos Regimentos das Escolas de Biblioteconomia e Enfermagem -, o Conselheiro Adriano Pondé  pediu a retirada da Ordem do Dia do processo relativo ao Regimento da Escola de Biblioteconomia, o qual se encontra em redação final, de vez que certos aspectos do mesmo ainda necessitavam de ser estudados, como informou a Diretora da Escola. Após discussão, da qual participaram o Magnífico Reitor e os Conselheiros Carlos Geraldo, Magalhães Neto, Arnaldo Silveira e Carlos Sá, o Conselho aprovou o pedido do Conselheiro Adriano Pondé. Após discussão, da qual participaram o Magnífico Reitor e os Conselheiros Naomar Alcântara, Ivete Oliveira, Carlos Geraldo, Arnaldo Silveira, Magalhães Neto, Lafayete Pondé e Alceu Hiltner, o Conselheiro Naomar Alcântara pediu vistas do processo relativo à redação final do Regimento da Escola de Enfermagem.
4.       O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Arnaldo Silveira para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos relativo ao recurso impetrado pelo Acadêmico Diderot Hortélio Correia, aluno da Escola de Administração. Inicialmente o Conselheiro Arnaldo Silveira solicitou que o Diretor da Escola de Administração se manifestasse sobre o mencionado recurso.  O Conselheiro Arnaldo Silveira apresentou sobre o assunto o seguinte Parecer, a qual foi aprovado pelo Conselho:  “Diderot Hortélio Correia, aluno matriculada na 2ª série do curso de bacharelado em Administração, vem perante este Conselho recorrer da decisão do Professor Diretor da Escola de Administração, que indeferiu o seu pedido de abono de faltas que o impossibilitara de prestar exames. Em seu beneficio alega motivos de força maior, em virtude de sua situação de funcionário da Petróleo Brasileiro S/A, assistente administrativo, presentemente com exercício na Comissão Regional de Coordenação da Bahia (CREBA). Diz ainda que nessa sua situação funcional, com o advento da Revolução, se vira obrigado a faltar as aulas para prestar determinados informes nos inquéritos policiais militares ali instaurados. Requerendo, portanto, ao Diretor da Escola, ao qual foram apresentados os mesmos motivos, o abono das faltas este em 17 de agosto do corrente ano, despachara nos seguintes termos: Indefiro, a lei não autoriza abono de faltas”. O recorrente para fortalecer as suas alegações juntara ainda um atestado do Chefe de seu serviço, confirmando que, em decorrência do movimento revolucionário, fora suspensa a franquia concedida ao recorrente para frequentar com assiduidade o curso superior da Escola de Administração. Assim sendo, o despacho do Diretor da Escola de Administração fora baseado em dispositivos da lei 4.024 de 20/12/1961, estando, portanto sem amparo a pretensão do recorrente. Por tais motivos, somos de parecer que seja o presente Recurso indeferido, para que mantida seja a decisão dada pelo referido Diretor. “É o nosso Parecer, salvo melhor juízo”. Da discussão sobre o Parecer participaram o Magnífico Reitor e os Conselheiros Carlos Geraldo,  Naomar Alcântara, Queiroz Muniz, Magalhães Neto, Lafayete Pondé , Ivo Braga, Carlos Sá Alceu Hiltner e Arnaldo Silveira.
5.       Com a palavra o Conselheiro Arnaldo Silveira, membro da Comissão de Legislação e Recursos, disse que tinha para relatar outro processo, relativo ao recurso impetrado pelo Acadêmico Raymundo Carvalho Mendes, aluno da quarta série da Escola de Administração. Declarou que o processo não constava nenhuma informação da Diretoria da Escola, razão por que baixava o mesmo em diligencia.  O Conselheiro Lafayete Pondé, Diretor da Escola de Administração, disse que não tinha condição de informar imediatamente a real situação do recorrente. Em razão dessa informação o processo baixou em diligencia.
6.       O Conselheiro Alceu Hiltner informou ao Conselho que, na qualidade de Presidente da Comissão de Ensino, distribuiu para o Conselheiro Carlos Geraldo o processo relativo a recurso impetrado por alunos da Escola Politécnica e referente a abono de faltas, já devidamente informado pela Diretoria da Escola. Com a palavra o Cons. Arnaldo Silveira disse que ainda tinha para relatar o recurso interposto pelo acadêmico João Moysés de Oliveira Filho, aluno da Faculdade de Medicina, mas que o processo não estava informado pela Diretoria, razão por que solicitava diligência.
7.       O Cons. Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino à proposta da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas para se conceder o titulo de “Professor Emérito” ao Professor Edgard Paulo da Mata. O Parecer  favorável à proposta, foi unanimemente aprovado.
8.       O Cons. Magalhães Neto solicitou urgência para uma matéria que tinha a relatar. Concedida a urgência, disse que o processo era referente a uma proposta do Conselho de Professores da Escola de Geologia para que a disciplina de Geoquímica fosse introduzida no currículo a partir do próximo ano letivo, isto porque o Professor contratado só poderá vir nessa ocasião. O Cons. Magalhães Neto informou à Casa que o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável à mencionada proposta, sendo o mesmo unanimemente aprovado.
9.       O Cons. Carlos Geraldo, disse que na qualidade de membro da Comissão Ensino, tinha para relatar um processo proveniente da Faculdade de Filosofia e relativo do funcionamento do curso de Psicologia mas, como não havia sobre o assunto, o pronunciamento da Congregação, solicitava que fosse o mesmo baixado em diligencia para cumprimento dessa formalidade. O Conselho aceitou a sugestão do Relator.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Data: 
ter, 06/10/1964 - 10:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Participantes: 
Conselheiros João Mendonça
João Rescala
Ivete Oliveira
Adalberto Carvalho
Queiroz Muniz
Arnaldo Silveira
Paulo Brandão
Benjamin Sales
Adalício Nogueira
Ivo Braga
Silvio Faria
Torres Homem
Lafayete Pondé
Nilmar Rocha
Hernani Sobral
Magalhães Neto
Thales Azevedo
Carlos Sá
Alceu Hiltner
Luciano Aguiar
Carlos Geraldo
Adriano Pondé
Os acadêmicos Naomar Alcântara e Aurélio Assis
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Miguel Calmon.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão realizada no dia 27 de agosto de 1964, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. A seguir foi lida, posta em discussão e também unanimemente aprovada a ata da sessão realizada no dia 2 de Setembro.
2.       Foram lidos os seguintes documentos: -Telegrama Rio “Reitor Universidade Bahia- De ordem Senhor Ministro sugiro vossência suspensão eleições estudantes seja regulado assunto por lei, que não tardar. Cordiais saudações Raymundo Muniz Aragão- Diretor Edsuperior”.  Oficio n° 395 da Faculdade de Direito- “Magnífico Reitor: Tenho a honra de convidar V. Magnificência para presidir a sessão solene da Congregação desta Faculdade, a se realizar no dia 7 do corrente, às 9:30 horas, nesta sede, na qual e conferirá o titulo de Professor Emérito ao Dr. Augusto Alexandre Machado, dignando-se, ainda V. Magnificência, de dar conhecimento do fato ao Egrégio Conselho Universitário, e em seguida aquela sessão, assistir à inauguração da placa, nesta Escola, em homenagem aos Professores Edgard Santos e Orlando Gomes. Apresento a V. Magnificência os meus protestos de consideração e apreço (a) Prof. Dr. Adalício Nogueira- Diretor”.  Oficio n° 178/GD da Escola Politécnica: “Magnífico Reitor: Passos às mãos de V. Magnificência, para os devidos fins, o Relatório do Concurso Vestibular, realizado no corrente ano, nesta Escola. Aproveitando o ensejo, apresento a V. Magnificência meus protestos de consideração e apreço. (a) Alceu Roberto Hiltner- Diretor”. Oficio de 18 de Setembro de 1964- Da Comissão de Inquérito “Magnífico Reitor: Junto enviamos a Vossa Magnificência o relatório das atividades da Comissão para que fomos designados pela portaria n° 110-A, de 8 de março de 1964. Nesta oportunidade permitimo-nos louvar a funcionaria D. Ana Cardoso de Souza Barbosa, posta à nossa disposição, pela dedicação com que nos prestou seus serviços em auxilio aos nossos trabalhos. Agradecendo a Vossa Magnificência a confiança com que nos distinguiu pedimos que queira aceitar a homenagem do nosso respeito e admiração (ass) Prof. Dr. José Silveira- Prof. Dr. Thales Olimpio Góes de Azevedo- Prof. Dr. Mário da Fonseca Fernandes de Barros”. O Secretário leu, também, por determinação do Magnífico Reitor, a conclusão do relatório da Comissão que foi instalada em 8 de maio para apurar atos de subversão e malversação de recursos, no âmbito da Universidade. Atendendo à uma indignação do Conselheiro Arnaldo Silveira, S. Magnificência esclareceu que, a respeito do Professor Nelson Pires, foi encaminhado ao Ministério da Educação o processo aberto pela Faculdade de Medicina para apurar a sua ausência ao serviço. Comunicou o Magnifico Reitor que recebera na Reitoria uma Comissão de Professores da Faculdade De Arquitetura que veio apresentar o relatório da Comissão de Planejamento daquela unidade, e que, nesta oportunidade, queria  felicitar o Diretor da Faculdade e pedir a S. Excia. que transmitisse aos membros da Comissão um voto de louvor pelo trabalho realizado.