Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 27 de Fevereiro de 1980.

Pauta: 

1- Passando a ´´Ordem do Dia`` o Magnifico Reitor anunciou o ítem I - escolha do representante das Federações Patronais e Federações dos Trabalhadores neste ( § 2°, do Art. 28 do Estatuto). solicitando ao Secretário que procedesse a leitura dos nomes indicados pelas respectivas entidades. As indicações foram as seguintes: Federação do Comércio - Dr. Fernando Costa D` Almeida, Federação dos Empregados no Comercio - Sr. José Pereira Gusmão; Federação dos Trabalhadores nas Industrias - Dr. Fernando Costa D´Almeida; Federação da Agricultura - Prof. Sylvio Santos Farias; Federação dos Trabalhadores na agricultura - Dr. Paulo Rosa Torres; Federação das Insdustrias - Dr. Fernando Costa D´Almeida. 
2- Procedida a votação, com vinte e quatro votantes, servindo como escrutinadores os Cons. Plinio Sena e Eduardo Saback, aprovou-se o seguinte resultado: Prof. Fernando Costa D´Almeida 22 votos e Prof. Sylvio Faria 2 votos. Face os resultados verifcados o Magnifico Reitor proclamou eleito o Prof. Fernando Costa D´Almeida. em face do Relator, Cons. Plinio Sena, informar que os processos não estavam, ainda, devidamente instruídos foram retirados da pauta os processos incluídos nos  ítens II e III da ´´Ordem do Dia``.
3- Depois de anunciar o ítem IV da ´´ordem do Dia`` - processo n° 1.00929/80 - proposta da Faculdade de Farmácia para concessão do Título de  ´´Professor Emérito`` aos  Prodessores Galeno Egydio José de Magalhães e Maria Tobias e Silva - O Magnifico - Reitor concedeu a palavra a Relatora, Cons. Dyrce Araujo. O Parecer da Conselheira Dyrce Araujo. Unanimemente aprovado pelo Conselho, foi o seguinte: ´´ A Congregação da Faculdade de Farmácia desta Universidade encaminha a este agrégio Conselho, através de sua Magnificiência, proposta para concessão do titulo de Prof. Emerito aos seus ilustres Mestres - Galeno Egydio José de Magalhães e Maria Margarida Tobias e Silva, anexando duas Moções aprovadas de acordo com o paragráfo Primeiro do Art. 90 do Regimento da UFBA, em sessão realizada em 14.12.79.
4- Da apreciação dos Currícula Vita dos professores propostos, destacamos a carreira de magistério e que se dedicaram, numa verdadeira escalada da sacerdócio, orientando e formando gerações de jovens estudantes que, a esta altura, não se pode quantificar, no ensino das cadeiras que lhe foram confiadas, deadrobados, posteriormente, em várias disciplinas, mecês dos novos currículos aprovados pelo C.F.E. e da reforma universitária. O Prof. Galeno José de Maglhães, médico e framacêutico foi assistente Interino da Cadeira da Clinica Ural´pgica da Faculdade (1939-1946) .
5-  Assistente de Botânica Aplicada á Farmácia anexa á Faculdade de Medicina da Bahia ( 1937). tornando-se seu Professor estraordinário (1946-1964), dai a Titular de Botânica da UFBA, tendo lecionando a Botãnica Edule, na Escola de Nutrição e Odontologia. Legislação e História de Framácia na Faculdade até há pouco, deixando o marco da sua caleidoscôpica cultura, de difícil substituição pela aprendizagem do aluno, o ´´beneditino professor`` que continuou a sê=lo. no Departamento de botânica da F. da Filosofia e depois do  Instituto de Biologia, como nos  afirma in ´´natura``, a autora  ´´em consigo perfil  biográfico `` do Mestre. A Prof. Maria Margarida Tobias e Silva, diplomada em Farmacêutico-Químico, no ano de 1938, pela antiga Escola de Farmácia,  anexa á Faculdade de Medicina da Bahia, obteve o 1º lugar em todos os anos do curso farmacêutico  e iniciou sua carreira de magistério, lecionando, no curso Secundário  (1939 a 1948).
6- Quimica e Ciências Físicas e Naturais em importantes Estabelecimentos de Salvador, tendo sido contratada Coadjuvante de Ensino da Cadeira de Química Toxicológico e Bromatológica da Escola de Farmácia, ( 1941), passando, depois a Assistente de Ensino, e mais tarde, ao cargo de Professor de Ensino Superior, obtendo por concurso, em 1956, a  Docência Livre em Química Toxicológica e Bromatólogica, pela Faculdade de Odontologia e Farmácia da Universidade de Minas Gerais e o Título de Doutoramento em Farmácia na mesma Universidade. Foi  designada  (1958) para a função de Professor Adjunto  da Cadeira Química Toxicológica e Bromatólogica, desdobradas nas disciplinas  Toxicologia e Bromatologia.
7- Foi nomeada, em 1948. Assistente de Didáticas Especial na Faculdade de Filosofia – Secção de Ciências Físicas (1958/63). Exerceu na Escola de Nutrição, as funções dos professor contratado, e  de (1958/63), para a disciplina Bromatologia e Tecnologia  Alimentar , em 1964 passou a ensinar Química Bromotologica. Na Escola de Bahiana de Medicina, colaborou na atividade docente dos Cursos de Saúde Pública (55/63), que a entidade periodicamente promove. Foi convidada para proferir 40 horas/aula no Cursos de Pós-graduação em Bromatologia da Faculdade de Ciências Famacêuticas da USP (1971/72).
8- Os cursos de Atualização em Nutrição, promovidos periodicamente pela Nestle, tiveram a elaboração  docente da Prof. Maria Margarida Tobias e  Silva. Mestra exemplar , que deu aos seus alunos o melhor de si mesmo e á sua Faculdade e seu abnegado idealismo. No que concerne ás atividades administrativas , no âmbito universitário, ao insignos Professores, em foco, exerceram Chefias de departamento .Representação nas Congregações, Conselhos Departamentais e Colegiados de Curso representante da Faculdade de Farmácia ao Conselho de Coordenação da UFBA, durante a diânio 75/77, sendo reconduzida a Prof. Margarida, Vice-Diretor do Instituto de Biologia e Coordenador do seu Colegiado do Curso de Farmácia, 70/71, lhe ofereceu significativa contribuição, durante a reformulação do seu Currículo.
9- Intregrado, como Membro de Comissão Julgadora para Concursos, participando ativamente, de Congressos, Convenções, Jornadas, dando suas contribuições cientificas e culturais,  os dois incansáveis Professores enriqueceram os campos da Ciência e da Cultura, com trabalhos publicados de enestimável valia. O Prof. Galeno Egydio José de Magalhães apresenta um elenco de interessantes e variadas investigações na Botânica, que acabam de ser explicados , pela Prof. Wanda Sant ´ana, no último número de ´´NATURA´´, e, na qualidade de Historiador, muito tem contribuido á história da Medicina, da fgarmácia e da Botânica.
10- A Prof. Maria Margarida Tobias e Silva apresenta preciosos trabalhos de pesquisa para o desenvolvimento da Bromotologia e Toxicologia, contribuindo com a sua tese, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais, referente aos ´´novos `´conhecimentos sobre a Fração Mineral do Mytilus mundahuensis, Duarte. ( Ferro, Titânio e Manganês no ´´Sururu Alagoano``). Antecendendo esta Tese, trabalhos de insvestigação sobre ´´Acidez na farinha de mandioca``; Maconha ( Cannabis sativa- Estudo Quimíco e Farmacodinâmico; contribuição para o Estudo do valor nutritivo do ´´sururu alagoano``, Calcio e Fosfaro no Sururu alagoano.
11- Posterormente, a sua tese do Concurso para Livre Docência, os trabalhos sobre ´´Moluscos Comestivésis`` do Brasil- estudo Químico- Bromatologico de dois tipos de Sarnambi, alimentos afro-brasileiros consumidos na Bahia-seria I - Contribuindo ao estudo do valor nutritivo do acarajé, abará, caruru e vatapá. Outros trabalhos de interesse cultural correlato sobre a vida do quimico e músico Alexandre Borodine, de interesse didático tais como: Unificação dos Programas de Ensino; Primeiros socorros em casos de envenenamento- impotância a necessidade de seu estudo para o farmarcêutico, Dirvergências de Minúcias tecnicas na transcrição do método de Gerber, a proposito da expressão dos resultados de certas análises bromatológicas, de interesse socio-econômicos: os moluscos - negligenciado recurso alimentar, tabus  alimentares na Bahia.
12-  Dos Cargos ou funções exercidas pelo prof. Galeno, ressalta a de Assessor de Farmácia da Coordenação Médica da Superintendência Regional da Bahia do INPS  56/72 a Presidente da Comissão  Regional de Farmácia e Terapêutica do INPS 1970/72. Das atividades exercidas pela prof. Maria Margarida Tobias e Silva, distingue-se da emfermeira de guerra, com serviços prestados, na qualidade de voluntária socorrista, no hospital da Cruz Vermelha, em salvador, no periodo de  1942/44 e como enfermeira de Reserva do Exercito, na capital Militar de Salvador, em 1945, o que lhe conferiu em certificado de enfermagem da Reserva do Exercito e em Diploma de voluntária Socorrista da Cruz Vermelha Brasileira, Secção da Bahia.
13 – Da analise minuciosa dos currículos vitas apresentados pelos candidatos propostos ao Título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, pela Congregação da Faculdade de Farmácia, por unanimidade, pode-se concluir que os dois Mestres devotaram suas vidas as lidas universitárias, exerceram o magistério como sacerdócio, cumprindo, religiosamente , o seu professorada em inexcedível amor, e sempre salícitos, procurando ajudar, ainda, seus ex-alunos, nos momentos de dúvidas e de dificuldades.
14- No exercício do magistério, eles procuraram se especializar aqui ou outra, tomaram cursos, fizeram estágios, estiveram presentes aos Congressos e, no silêncio dos seus laboratórios, realizaram trabalhos experimentais ou de investigação bibliográfica, com a paciência dos monges, apresentando trabalhos que parecerão  á história e que já estão enriquecendo as contribuições as ciências médico-farmacêuticas. E, numa linguagem escorreita e simples, impregnada do mais sadio humor nas histórias contadas durante as suas aulas, plenas de sabedoria, dizer que eles transmitiram sua própria alma aos seus jovens alunos.
15- Destarte, confirmando as moções elaboradas pelos professores que compõem a atual Congregação da Faculdade de Farmácia da Ufba, como de Parecer favorável que lhes seja concedido, por este Egrégio Conselho, o Título ora proposto. SALA DO CONSELHO UNIVERSITÀRIO, 27.02.80. Dyrce Franco de Araújo, conselheira. Procedida a votação secreta quanto ás indicações da faculdade de farmácia apurou-se o seguinte resultado, com 24 votantes – referente ao prof. Galeno Magalhães  sim – 23 votos e 1 voto em branco.
16- Ainda na Ordem do Dia  o magnífico Reitor anunciou o processo n° 34456/77 – transferência da prof. Giselda Morais da Universidade de Sergipe  para esta universidade, sendo Relator o Cons. Laert Neves, estando o processo com ´´vista`` para o Cons. Eduardo Saback,  que apresentou o seguinte voto: ´´ Ao estudar o processo, notamos divergência entre outro Parecer da Procuradoria Jurídica e a Interpretação do ilustre Relator, no que se refere ao fato do enquadramento da requerente nesta universidade.
17- Tão pouco há evidência expressa de um possível enquadramento da referente na Universidade de Sergipe. Era nossa intenção consultar pessoalmente e requerente, o que não foi possível, por encontrar-se esta de férias, fora do Estado. Assim devolvemos o processo, sugerindo ao ilustre Relator que, em diligência, para ouvir a requerente sobre os pontos obscuros que nela permanecem``. O processo incluído no item VI da ´´ordem do dia`` foi adiado o pedido do Cons. Relator.
18- A Cons. Nadja Viana tratou do problem de professores colaboradores. Auxiliares de Ensino e Assistentes. o Magnifico Reitor prestou esclarecimentos que constam das notas taquigráficas. A Cons. Clara Wolfovitch solicitou informaçõ quanto a data da aula inaugural. O Magnifico Relator informou que os convites já foram distribuídos e a aula será no dia 3 de março, segunda-feira, as 18 horas, e será proferida pelo Prof. Orlando Gomes. A Cons. Maria Anália informou que assumiu, interinamente, a Diretoria da Faculdade de Educação, esperando contar com a colaboração de todos os Senhores Conselheiros. Não havendo mais nada a tratar a sessão foi encerrada.   
 

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
sex, 22/02/1980 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Professor Dr. Macedo Costa
Carlos Brandão
Francisco Chiacchio
Maria Anália
Santos Pereira
Penilson Silva
Nadja Viana
Claudio Veiga
Plinio Sena
Fernando Sá
Peiro Bastianelli
Lea Cedraz
Ana Simões
Dario Cunha
Eduardo Saback
Laerte Neves
Clara Wolfowitch
Dyrce Araújo
Neide Gonçalves
Ivo Velame
Sylvio Faria
João Gonçalves
Moreira Caldas
Loreiro de Sousa.
Expediente: 

1- Ata da sessão anterior, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2- O Magnifico Reitor registrou a presença  dos novos Concelheiros - Professora Nadja Viana - Diretora do Instituto de Química; Professor Penildon Silva - Diretor do Instituto de Ciências da Saúde; Professor Francisco Paulo Brandão Chiacchio - Diretor da Escola de Agronomia: Professor Fernando Rocha Sá - em exercício da Diretoria do Instituto de Matemática ; Professora Maria Anália Costa Moura - Diretora em exercício, da faculdade de Educação e Professor Jorge dos santos Ferreira - Diretor, em exercício, da Escola de administração. na hora do expediente S. Magnificência deu uma explicação sobre a situação financeira da Universidade, comunicou o inicio da construção do prédio da Faculdade de Farmácia, informou, ainda, que a Reitoria entregará o prédio da antiga Faculdade de Medicina a esta Unidade.
3- Também o Magnifico Reitor deu conhecimento ao Conselho que o conselho de Curadores aprovou a regularização do pessoal que recebia pela verba 3. 3. 1, bem como o balanço da Universidade relativo ao exercício de 1979. Em seguida o Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Cons. Sylvio Faria para expor a Resolução do Conselho de Curadores. O Cons. Sylvio Faria fez a exposiçaõ que consta das notas taquigráficas. Franqueada a palavra fez uso da mesma o Cons. Plinio Sena, que em nome dos Diretores que estão deixando os respectivos cargos, fez uma saudação ao Magnifíco Reitor das palavas pronuciadas pelo Cons. Plinio sena constam das notas taquigráficas.
4- O Cons. João Gonçalves, em nome da Faculdade de Odontologia, agradeceu o trabalho dos senhores Conselheiros que agora se afastam deste Concelho. Por proposta do Cons. Moreira Caldas, que a justificou o Conselho aprovou um voto de pesar pelo falecimento do Prof. Fulvio José Alice.