Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 20 de agosto de 1963

Pauta: 

Inicialmente, o Magnifico Reitor propôs ao Conselho a inversão da Ordem do Dia, vez que, o primeiro item a ser apreciado, o relator não se encontrava presente. Em seguida o Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Prof. Alceu Hiltner para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino referente a complementação do quorum para provimento das cátedras de "Desenho de Modelo Vivo" e "Desenho de Croquis" da Escola de Belas Artes. Os nomes indicados foram os seguintes: Albino da Franca Rocha, Américo Simas,Filho, Elisio Lisboa, Godofredo Filho Hernani Sávio Sobral, Joaquim dos Santos Pereira, João Mendonça, Lauro Sampaio, Leopoldo Amaral, Magno Valente, Pedro Tavares e Aristides Barreto Neto. Posto em votação o Parecer da Comissão de Ensino foi aprovado.
O Acadêmico Paulo Duarte requereu ao Magnífico Reitor que a Ordem do Dia fosse enviada com a maior antecedência e não nas vésperas. S. Magnificência fez anotar a solicitação do académico Paulo Duarte. Em seguida o Magnifico Reitor disse que ia proceder a eleição para o substituto eventual do Vice-Reitor (letra - S do art. 36 do Estatuto) por haver expirado o Mandato do Prof. Adolfo Diniz. Mandou o Secretário proceder a distribuição de cédulas e nomeou escrutinadores os Conselheiro Carlos Simas e Luiz Tenório. Foram 20 os votantes, conferidas as cédulas, procedeu-se a apuração.  Receberam os votos os seguintes Conselheiros:
Torres Homem (14)
Carlos Geraldo (01)
Alceu Hiltner (01)
João Mendonça (01)
Aristides Gomes (01)
Branco (02)
Para complementar o período do mandato do prof. Adolfo Diniz, o Magnífico Reitor, proclamou eleito o Prof. Torres Homem, com 14 votos, para substituição eventual do Vice Reitor.
Em continuação aos trabalhos o Magnifico Reitor mandou o Secretário proceder a distribuição de cédulas para eleição das vagas existentes nas Comissões. Para Comissão de Ensino. Escrutinadores, os Conselheiros Carlos Simas e Luiz Tenório. Foram 21 votantes, conferidas as cédulas, procedeu-se a apuração. Receberam votos os seguintes Conselheiros:
Carlos Simas (5)
Carlos Geraldo (5)
João Mendonça (2)
João Rescala (2)
Paulo Duarte (2)
Benjamim (1)
Hernani Sobral (1)
Dirce Araújo (2)
Ivete Oliveira (1)
 
Havendo empate o Sr. Reitor mandou refazer a eleição.
Carlos Geraldo (8)
Carlos Simas (7)
João Mendonça (2)
João Rescala (1)
Dirce Araujo (2)
Hernani Sobral (1)
Proclamado eleito membro da Comissão de Ensino, o prof. Carlos Geraldo com 8 votos. Para Comissão de Orçamento, com 21 presentes, receberam votos:
Bejamim Sales (6)
Ismael de Barros (3)
Hernani Sobral (1)
João Mendonça (2)
Luiz Tenório (4)
Aristides Gomes (2)
Claudio Melo (1)
João Rescala (1)
Queiroz Muniz (1)
 
Proclamado eleito membro da Comissão de Orçamento os Conselheiros Carlos Simas (14) e Benjamim (6) votos.
Para Suplente da Comissão de Publicações, com 21 presentes, receberam votos os seguintes professores:
Ivete Oliveira (15)
Cláudio Melo (2)
João Rescala (2)
Dirce Araújo (1)
Paulo Duarte (1)
O Magnífico Reitor proclamou eleita suplente da Comissão de Publicações a Cons. Ivete Oliveira, com 15 votos.
 
O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Prof. Nelson Sampaio para apresentar Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o programa de vestibular da Escola de Geologia. As opiniões foram favoráveis. Posto em discussão foi aprovado.
 Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, sobre a consulta da Diretora da Faculdade de Farmácia referente a substituição eventual de Professor Catedrático, sobre a matéria, o prof Carlos Geraldo levantou a preliminar, que o Conselho Universitário não é órgão consultivo. Em face da preliminar levantada e os esclarecimentos do relator, a profª  Dirce Araújo requereu a retirada da consulta o que foi aceito pelos Conselheiros presentes.
O Magnífico Reitor passou a palavra ao prof. Lafayete Pondé, para apresentar Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a petição da Fundação Visconde de Cayrú.
O Relator, prof. Lafayete Pondé, apresentou Parecer escrito cuja conclusão é a seguinte:  “Dados os termos decisivos daquele memorial e esse fato mesmo de ter sido posta a questão em termos de demanda judicial, parece-nos que o Conselho Universitário nada cumpre fazer, senão aguardar a decisão da Justiça. Opinamos assim pelo arquivamento do mencionado memorial “Lafayete Pondé”. Posto em discussão, o Parecer foi aprovado.
 
Trazido ao conhecimento do Conselho a ocorrência verificada na madrugada de 20 do corrente ano na Faculdade de Ciência Econômicas da Bahia. A escola teve um dos seus Gabinetes invadido, com violação de papeis que se encontravam em carteiras e espalhados pelo chão.  Face a gravidade do fato, o Prof. João Mendonça apresentou ao Conselho a proposta de suspender todas as atividades da Faculdade, como medida humana e profilática. Posta em votação foi aprovada, contra o voto do Cons. Nelson Sampaio. O Conselho decidiu, pois, autorizar o Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas fechar o Edifício, até que ficasse resolvido o problema. 

Local: 
Não consta.
Data: 
ter, 20/08/1963 - 09:00
O que ocorrer: 

O Magnífico Reitor deu conhecimento ao Conselho a criação de uma Comissão composta pelo Diretor da referida Escola, prof. Adriano Pondé, pelo prof. Carlos Simas e pelo representante dos alunos o acadêmico Luiz Tenório, para apurar sobre a ocupação.
 
Justificada a ausência do prof. Benjamim Sales.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Albérico Fraga
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Ivete Ribeiro Oliveira
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Aristides Gomes
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Theonilo Amorim
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Ismael de Barros
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro João Mendonça
Conselheira Dirce Araújo
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Nelson Sampaio
Conselheiro Queiroz Muniz
Acadêmico Paulo Duarte
Acadêmico Luiz Tenório.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnifico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterior que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.