Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 28 de agosto de 1963
O Prof. Alceu Hiltner, requereu urgência ao Conselho para relatar um processo da Faculdade de Ciências Económicas sobre currículo. Concedida a urgência. Com a palavra o Prof. Alceu Hiltner, apresentou Parecer da Comissão de Ensino, cuja conclusão é pela aprovação. Posto em votação o Parecer, foi aprovado.
Em seguida S. Magnificência passou ao assunto da Faculdade de Ciências Econômicas. Disse S. Magnificência que não iria fazer um relatório ao Conselho dos acontecimentos, porque eles são do domínio público. Queria sugerir ao Conselho a nomeação de uma comissão de inquérito a fim de apurar os lamentáveis acontecimentos ocorridos na Faculdade de Ciências Econômicas. A Comissão seria presidida pelo Cons. Torres Homem, tendo como companheiro o Procurador da Universidade, Bel. Arion Monteiro e o Presidente do D. C.E. O Prof. Torres Homem, pediu ao Magnifico Reitor exoneração dessa Comissão, sugerindo o nome do Prof. Magalhães Neto, Este, igualmente, não aceitou, por estar a Comissão de Legislação e Recursos assoberbada de trabalhos. O Acadêmico Cláudio Melo sugeriu o nome do Prof. Carlos Geraldo. Este alegou que estava de viagem marcada para o Rio, em missão da Universidade. O Cons. Carlos Geraldo, indicou o Professor Arnaldo Silveira, que aceitou a presidência.
A Comissão ficou assim constituída: Presidente, Prof. Arnaldo Silveira, membros, Bel. Arion Monteiro e o académico Cláudio Melo.
O Prof. João Mendonça fez, um retrospecto das ocorrências na Faculdade de Ciências Econômicas, conforme notas taquigráficas Em seguida o Acad. Cláudio Melo leu para os senhores Conselheiros um memorial do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas, a fim de esclarecer o Conselho sobre novos acontecimentos.
O Magnifico Reitor informou ao Conselho que a Comissão de Inquérito apreciaria a matéria em todos os seus pontos. O Cons. Arnaldo Silveira disse que agradecia a confiança que lhe fora depositada e confiava em seus companheiros de Comissão, para o bom desempenho da missão.
O Acad. Paulo Duarte, pediu ao Magnifico Reitor, que fizesse registrar em ata a proposta dos estudantes, no sentido de que a autoridade competente da Universidade, dirija-se ao Governo Federal pedindo garantia daquele Poder. Devido ao adiantado da Hora o Magnifico Reitor, declarou encerrados os trabalhos ficando marcada uma outra sessão para o dia seguinte.
Não houve o que ocorrer.
Havendo número legal o Magnifico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterior que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Em seguida o Magnifico Reitor disse que ia dar prosseguimento à Ordem do Dia da sessão anterior.
Concedeu a palavra ao Prof. Nelson Sampaio para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o Regimento da Escola de Geologia. O Conselheiro Relator apresentou emendas em número de 61.
O Acadêmico Paulo Duarte propôs ao Conselho o adiamento da discussão do Regimento da Esc. de Geologia e a apreciação do relatório da Comissão encarregada de apurar as ocorrências daquela Escola para próxima sessão, tendo em vista, a importância do problema da Faculdade de Ciências Econômicas. Posto em discussão a proposta do Acad. Paulo Duarte, foi aprovada.
O Magnífico Reitor convocou, de imediato, uma sessão para o dia seguinte, às 10 horas.