Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 30 de agosto de 1963
O. Prof. Lafayete Ponde, solicitou a palavra e disse que estava de acordo com o Parecer e pediu para retirar-se da sala uma vez que tinha compromisso com o Reitor da Universidade de santa Maria. Posto em votação o Parecer da Comissão, foi aprovado.
Em se ida o Acadêmico Cláudio Melo requereu que fosse constituída uma Comissão para apurar as irregularidades apontadas no Convênio da Escola de Geologia. Posto em votação a proposta do Acadêmico Cláudio Melo, foi aprovada.
O Magnífico Reitor nomeou a seguinte comissão: Presidente, Prof. Arnaldo Silveira, Membros Profa. Dirce Araújo e o Acad. Paulo Duarte.
O Prof. Carlos Simas pediu a palavra e informou ao Conselho que a Comissão de Orçamento, em sua primeira reunião, tendo elegido o seu Presidente, solicitou da Reitoria da Universidade elementos da Proposta Orçamentária em execução, da Proposta Orçamentária que está para ser a aprovada pelo Congresso, do Orçamento Federal da Universidade e do Orçamento Interno da Universidade, afim de, no limite de suas possibilidades, como Comissão de Orçamento, orientar no limite de suas possibilidades para que seja aprovado o Orçamento do Conselho Universitário.
O Magnifico Reitor fez distribuir em sessão á Comissão de Ensino. o Plano de Aperfeiçoamento do Pessoal Docente da Escola de Geologia, trazido ao Conselho pelos representantes do corpo discente. Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, sobre a proposta de criação do curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia. Tendo o Relator da matéria, Pr31. Lafayete Pondé, que se afastou da presente sessão, pediu ao Prof. Magalhães Neto que lesse perante o Conselho o seu Parecer. Posto em votação o Parecer, foi aprovado.
O Prof. Magalhães Neto, requereu urgência para relatar o processo que lhe fora distribuído, referente ao suplente dos 29 Representantes do corpo Discente. Com a palavra o Relator apresentou Parecer que posto em votação foi unanimemente aprovado.
A Profa. Dirce Araújo pediu a palavra e focalizou o problema da Faculdade de Farmácia no sentido de que fosse dado andamento urgente às obras da nova Faculdade de Farmácia, que a construção seja feita por etapas. Participaram da discussão os Profs. Torres Homem, Carlos Simas, Alceu Hiltner, Cláudio Melo, Paulo Duarte, Hernani Sobral, Carlos Geraldo, como consta das notas taquigráficas. O Conselho resolveu que o problema da Faculdade de Farmácia fosse encaminhado diretamente ao Magnifico Reitor, para que fossem estudadas as medidas a serem tomadas.
O Magnifico Reitor convocou o Conselho para aquele dia, à noite, às 20 horas, quando seria apreciado o Regimento da Escola de Geologia.
Não houve o que ocorrer.
Havendo número legal e não tendo ata para ser lido o Magnifico Reitor abriu a sessão. Inicialmente o Magnifico Reitor deu noticia ao Conselho das providências tornadas pela Reitoria apos a sessão de 29-8-1963, o entendimento havido com o Exmo. Sr. Governador do Estado, com o Prof. Osvaldo Gordilho e com o Secretário da Segurança Pública.
O Magnífico Reitor justificou a ausência do Dr. Nelson Sam pato. Em seguida concedeu a palavra ao Prof. Carlos Simas para apresentar o Parecer da Comissão encarregada de apurar os problemas existentes na Escola de Geologia. Com a palavra o Prof. Carlos Simas, leu o Parecer. Participaram da discussão o Prof. João Mendonça, Alceu Hiltner, Torres Homem, Carlos Simas, Paulo Duarte, Cláudio Melo e Luis Tenório que falou como membro da Comissão.