Ata da Sessão do Conselho de Curadores, Realizada no dia 02 de junho de 1966.
“ORDEM DO DIA”
O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar os Pareceres da Comissão de Ensino, ao invés de designar um relator para relatar os processos, te se reunido à noite, estudando diversos processos e os Pareceres que serão dados representam, de fato, o Parecer da Comissão.
Em seguida o Conselheiro Alceu Hiltner leu o Parecer sobre a proposta da Escola de Administração para que seja concedido o título de “Professor Honorário” ao Professor Alfred L. Seelye. O Parecer foi unanimemente aprovado.
O Conselheiro Alceu Hiltner leu o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Escola de Administração para a concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao Professor Dole A. Anderson. O Parecer foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
O Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino no processo oriundo da Faculdade de Filosofia e referente a realização de diversos cursos de extensão universitária . O Parecer favorável à proposta foi unanimemente aprovado.
Novamente o Conselheiro Alceu Hiltner pediu urgência para a apreciação do Parecer da Comissão de Ensino sobre o relatório da Comissão que estudou a reformulação do sistema de seleção de candidatos para ingresso na Universidade da Bahia. Obtendo autorização do Conselho disse o Conselheiro Alceu Hiltner que a Comissão de Ensino estudou detidamente o projeto de reformulação dos concursos de habilitação e concluiu pela conveniência de:
Primeiro - reconhecer a necessidade da criação da Comissão permanente de seleção dos alunos, no âmbito da Universidade;
Segundo – conferir à comissão a autonomia de ação, dentro das linhas gerais traçadas no documento, reconhecendo o valor do conteúdo das provas, ressalvada, neste particular, a necessidade de estabelecer opção entre inglês, francês ou alemão;
Terceiro – reforçar o valor da iniciativa proposta, a qual representa um esforço de modificar para melhor o famigerado processo de seleção dos alunos, medida de há muito reclamada pela própria evolução da Universidade.
Após discussão, o Conselho aprovou proposta do Conselheiro Magalhães Neto no sentido de ser o assunto retirado da discussão para ser apreciado em sessão especial.
Usando da palavra o Conselheiro Magalhães Neto pediu urgência para que fosse apreciado o processo proveniente da Faculdade de Farmácia e relativo à alteração do currículo dos cursos. Concedida à urgência solicitada o Conselheiro Magalhães Neto usou da palavra para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos. O Parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável à modificação proposta pela Congregação da Faculdade de Farmácia para o currículo dos seus cursos, separando-se, contudo, as disciplinas Higiene e Saúde Pública de Deontologia e Legislação Farmacêutica. Após considerações tecidas pelo Magnífico Reitor e pelos Conselheiros, o Conselho, por unanimidade aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos.
Usando da palavra o Conselheiro Jorge Novis disse que o processo da Faculdade de Farmácia, que acabava de ser apreciado pelo Conselho, o Parecer da Comissão de Ensino, era igual ao exarado pela Comissão de Legislação e Recursos. Por unanimidade foi, também, aprovado também o Parecer da Comissão de Ensino.
A seguir o Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino sobre o processo no qual a Diretoria da Escola de Administração solicita autorização do Conselho para que possa realizar novo exame de habilitação no próximo mês de julho. O Parecer da Comissão, favorável ao pedido formulado pela Diretoria da Escola de Administração, foi unanimemente aprovado.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão
Não houve o que ocorrer.
Declarada aberta a sessão, foi lida a ata da sessão anterior, posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
O Magnífico Reitor comunicou ao Conselho que o Exmo. Senhor Ministro da Educação e Cultura esteve em visita ao nosso Estado, não podendo, contudo visitar a nossa Universidade.
Prestados esclarecimentos sobre a situação financeira da Universidade, lido inclusive, um telegrama recebido da Comissão de Reitores que tratou do assunto com Exmo. Senhor Ministro da Fazenda. Disse ainda que o corte será da ordem de três duodécimos.
Tecidos comentários sobre a visita a Faculdade de Filosofia e destacado no discurso a precariedade de suas instalações.
Por sugestão do Magnífico Reitor o conselho deliberou incumbir o Conselheiro Lafayete Pondé de estudar a possibilidade do Reitor delegar ao Vice-Reitor algumas de suas atribuições.
O Conselheiro Hernani Sobral fez uma exposição sobre sua recente viagem aos Estados Unidos, quando representou a Universidade da Bahia numa reunião de Reitores.
O Conselheiro Carlos Sá também deu conhecimento ao Conselho sobre a execução do programa de desenvolvimento industrial. O Conselheiro Thales de Azevedo agradeceu a visita feita pelo Magnífico Reitor à Faculdade de Filosofia e comunicou que neste ano comemora o 25º aniversário da criação da Sociedade Civil que organizou a Faculdade.
O Conselheiro Jorge Novis teceu várias considerações acerca dos efeitos da contenção orçamentária sobre o funcionamento da Universidade e o seu reflexo nos serviços das diversas unidades, especialmente na Faculdade de Odontologia.