Ata da Sessão Extraordinária do Conselho Universitário realizada em 14 de abril de 1982.
1- O Conselho Universitário da Universidade federal da Bahia, convocado, em caráter de emergência, por força da ocupação, naquela mesma data, por um grupo de estudantes, da sede da Reitoria.
2- Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos, fez completo relato dos acontecimentos de que resultara a convocação, da reunião em causa, e submeteu a discussão a minuta de uma Nota esclarecendo a comunidade baiana sobre os fatos ocorridos e a postura da Reitoria em relação aos mesmos.
3- Após discutida, foi a referida Nota aprovada, devendo imediatamente ser distribuída á imprensa e ao ´´comando`` da greve. Eis o teor da Nota: Nota Oficial a Reitoria da UFBA, após reunião de urgência do seu Conselho Universitário, face aos recentes acontecimentos que culminaram com a ocupação de sua sede, por parte de um grupo de estudantes, sente-se no dever de informar e esclarecer a comunidade baiana que: 1. Ao longo de todo o período de paralisação das atividades acadêmicas, manteve entendimento com as lideranças estudantis, no sentido de buscar fórmula de conciliação; 2. A reivindicação básica dos estudantes tem sido a revogação da Portaria Ministerial n° 03/82, que regulamente a cobrança das refeições nos restaurantes universitários; 3. Ante a impossibilidade de atendimento a esta reivindicação, a Reitoria dispôs-se a examinar qualquer alternativa de solução já adotada nas demais universidades do País; 4. Na tarde de hoje, de maneira intempestiva, ocorreu a ocupação da sede da Reitoria; 5. A fim de dar continuidade ás negociações, impõe-se a desocupação imediata do prédio.
4- 6. A permanência dessa ocupação obrigará a adoção das medidas legais cabíveis. 7. Por fim, confia nos estudantes, tendo em vista a necessidade da rápida normalização das atividades acadêmicas. Salvador, 14 de abril de 1982. Reitoria da Universidade Federal da Bahia. O Conselho Universitário resolveu, na ocasião, aguardar os efeitos da Nota em apreço. Bem como o desenrolar dos próximos acontecimentos, a fim de, através dos meios legais, adotar as providências que se fizeram necessárias, objetivando o restabelecimento da normalidade acadêmica da Universidade. O Conselho Universitário confiou ao Magnífico Reitor, hipotecando-lhe total apoio, a adoção das medidas acima referidas, após o que, foi encerrada a sessão, da qual , eu, José Newton Alves de Sousa, Secretario, lavrei a presente Ata, que vai devidamente assinada, com a menção de sua aprovação.
Não houve o que ocorrer.
Não teve expexiente.