Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 13 de Fevereiro de 1967
Passando à "Ordem do Dia." Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Thales de Azevedo para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao Dr. Felipe Herrera. Após discussão, da qual participaram o Magnifico Reitor e os Conselheiros Walter Batista, Magalhães Neto, Ivo Braga, Sérgio Dias e Carlos Geraldo, foram aprovados, contra os votos dos Acadêmicos Walter Batista e Sergio Dias, o Parecer da Comissão de Ensino favorável à proposta já mencionada.
Ainda na "Ordem do Dia" o Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Lafayete Pondé para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos referente ao processo n9 4545/66, da Faculdade De Filosofia, relativo à composição do Departamento de Jornalismo. O Parecer do Conselheiro Relator, unanimemente aprovado pelo Conselho.
Passando à terceira parte da "Ordem do Dia" S. Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Magalhães Neto, o qual consultou o Conselho se deveria relatar a proposta da Congregação da Faculdade de Arquitetura referente a resoluções parciais a respeito do currículo e do regímen didático. Obtendo o assentimento do Conselho o Conselheiro Magalhães Neto passou a relatar a proposta da Congregação da Faculdade de Arquitetura, ficando, após o Conselho aprovar as emendas apresentadas pelo Conselheiro Relator.
Depois de relatada a proposta, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.
Não houve.
Havendo número legal, o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o secretario a proceder à leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Na hora do expediente o Magnifico Reitor prestou diversas informações a Casa sobre os assuntos tratados na última reunião de Reitores realizada no Estado da Guanabara. Disse que, com a presença do Exmo. Senhor Ministro da Educação e Cultura o Principal assunto da reunião foi o corte orçamentário determinado pelo Governo Federal.
A seguir S. Magnificência solicitou que o Secretário procedesse, a leitura do documento assinado por todos os Reitores de Universidades e que foi publicado nos jornais do Rio de Janeiro, como conclusão da reunião do Conselho de Reitores.
Ainda usando da palavra o Magnifico Reitor tratou do problema da fixação do valor da "hora de aula", informando que iria solicitar ao Conselho de Curadores um aumento de 25%.
Em seguida o Conselho, por proposta do Magnífico Reitor, atendendo solicitação do Exmo. Senhor Ministro da Educação e Cultura, resolveu transferir a aula inaugural da Universidade para o dia quatro (4) de março.
Ainda na hora do expediente S. Magnificência leu um ofício do Presidente do Diretório Central dos Estudantes comunicando a sua ausência desta Capital e que o Vice Presidente Acadêmico Sergio Soares Dias, assumiu a presidência daquele Diretório.