Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 21 de dezembro de 1983.
1- Na “ordem do dia” , procedeu-se ao cumprimento do item nº 1 – Eleição do Substituto do Vice-Reitor, esclarecendo então o Sr. Presidente que, por uma questão de natureza ética, uma vez que integra a lista sêxtupla para Reitor, não pleiteara a sua recondução a esse cargo que por dois anos consecutivos vinha ocupando. Como escrutinadores, funcionaram os Srs. Cons. Newton Alves Guimarães e George Modesto. Contados os votos, num total de trinta e um, verificou-se o seguinte resultado: Cons. Ruy Simões, 16 votos; Cons. Nilmar Rocha 11 votos; em branco, 4 votos.
2- O Sr. Presidente proclamou então eleito o Sr. Cons. Ruy Simões, que, com a palavra, e após referir-se as reuniões que habitualmente se realizaram com o Reitor Macedo Costa e das quais fazia parte, como Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e Presidente da Comissão de Legislação e Normas, considerou a eleição e seu resultado como consagradores do aprimoramento democrático do próprio Conselho, saindo vitoriosa a própria Universidade daí congratular-se com todos. De modo muito especial agradecida ao “Conselhinho” e a seus membros fundadores; professoras Nadja Viana, Neuza Mª castro, Maria do Socorro Martinez e aos professores José Osório reis e Newton Guimarães, seu mais novo integrante. Seguiu-se-lhe, com a palavra, o Sr. Cons. Sidonio Cardoso Palmeira que, revelando que a Representação Estudantil “ estranhesa são palavras suas – por não ter havido discussão para ver o qual o melhor nome a ser votado”. Logo após, o Sr. Cons. Nilmar Rocha, por sua vez, agradeceu os votos com que fora honrado e disse que, nessa eleição, “ não houve derrotado houve vitorioso”.
3- Em prosseguimento, realizou-se a eleição dos integrantes das Comissões Permanentes, funcionando como escrutinadores os Srs. Cons. Walter Crispim da Silva e Vera Lúcia Baqueiro Vasconcelos. Contadas as trinta e uma cédulas, correspondentes aos trinta e um votantes, obteve-se o seguinte resultado: Para a Comissão de Títulos : Titulares: professores Penilson Silva, Luiz Angélico da Costa e Nilmar Rocha, trinta e um votos cada. Suplentes: Professores Alda Muniz Pêpe, Maria do Socorro Targino Martinez e Maria do Rosário Nogueira, 16 votos cada; kleyde Mendes ramos, 4 votos; Prof. Herbert Viana de Magalhães, 1 voto; Profª. Eurydice Pires de Sant´ana, um voto; em branco, oito votos; um nulo.
4- Para a Comissão de Recursos; titulares: Professores Newton Alves Guimarães, 30 votos, José Rogério da Costa Vargens, 29 votos; José Osório reis, 30 votos, Piero Bastianelli, em 1 voto; nulos, três votos. Suplentes: professores Neusa Maria Castro, Piero Bastianelli e Eurydice Pires de Sant´ana, 29 votos cada, e dois nulos. Para a Comissão de Legislação e Normas: Titulares: Professores Ruy Simões e George Modesto, 26 votos cada; Prof. Nadja Viana, 28 votos; Sylvio Faria, 2 votos; Dalmo Gildo Pontual, Álvaro da silva ramos e Neuza Berenguer Castro, um voto cada; eliel Judson Pinheiro, 5 votos e mais três votos nulos. Suplentes: Dalmo Gildo Pontual, 28 votos; Álvaro Ramos, 29 votos, George Modesto, 6 votos; Walter Crispim da Silva, 13 votos, Eliel Judson Pinheiro, 5 votos; Francisco Paulo Brandão Chiacchio, 2 votos; Piero Bastianelli, 1 voto; em branco, 4 votos e nulos, 5 votos.
5- A vista da votação, o Sr. Presidente proclamou eleito; para a Comissão de Títulos e como Titulares os Professores Penilson Silva, Luiz Angélico da Costa e Nilmar Rocha. Como suplentes, os Conselheiros Alda Muniz Pêpe, Maria do Socorro Martinez e Maria do Rosário Nogueira. Para a Comissão de Recursos e como Titulares, os professores Newton Guimarães, José Rogério da Costa Vargens e José Osório Reis. Como suplentes: Prof. Neuza Maria Castro, Piero Bastianelli e Eurydice Sant´ana. Para a Comissão de Legislação e Normas e como titulares: Ruy Simões, George Modesto e Nadja Viana. Como suplentes; Dalmo Gildo Pontual, Álvaro ramos e Walterr Crispim da Silva.
6- Usaram da palavra, procedendo a votação para formação das Comissões Permanentes, os Srs. Cons. Ruy Simões, que se referiu ao fato de, na eleição anterior, para formação da Comissão de Legislação e Normas, a faculdade de Direito não ter sido contemplada com a titularidade e nem com a suplência. Ainda com a palavra, sugeriu os nomes dos professores George Modesto para titular e Walter Crispim da Silva para suplente, na mencionada Comissão. Logo em seguida as palavras do Sr. Cons. Ruy Simões, falou o Sr. Cons. Eliel Judson Pinheiro, para agradecer a confiança do Conselho, que na....
OBS: Falta uma parte da ata.
1- Aberta a sessão, foi posta em discussão e votação as Ata da Sessão do dias 21 de outubro do ano de 1983, a qual foi aprovada por unanimidade. O Sr. Presidente, após algumas palavras, referentes a sua condição de Reitor em exercício, e as providencias que, esse cargo, houvera por bem adotar, fez o registro da presença dos Professores Luiz Erlon Rodrigues, Diretor, em exercício, do Instituto de Ciências da Saúde; Maria da Glória Sampaio Gomes, no exercício, da direção, como substituta do Vice-Diretor do Instituto de Biologia, e Maru Camardelli de Amorim, Diretor, em exercício, da Faculdade de Odontologia.
2- Franqueada a palavra, dela fez uso, inicialmente, o Representante Estudantil Carlos Eduardo Gumes Andrade, que protestou contra a expulsão do estudante Welilington Fonseca Ribeiro.
3- Tomando a palavra, o Conselho Sylvio Santos Faria esclareceu que o Ato do Reitor Macedo Costa, expulsando o referido aluno, fora jurídica e administrativamente perfeito. Por proposta do Cons. Ruy Simões, o assunto foi deixado pra o item “o que ocorrer”.