Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 22 de dezembro de 1986.
1- Ordem do dia: item nº 1- Eleição do Substituto eventual do Vice-Reitor(art.29 do Estatuto, inciso IV – eleger, anualmente, o substituto eventual do vice-reitor, na ultima sessão do ano). O Magnífico Reitor, antes de iniciar o processo de votação, agradeceu a Cons. Maria Gleyde o seu desempenho como Substituta Eventual do Vice-Reitor. Distribuídas e recolhidas as cédulas, em numero de 22, que tantos foram os votantes, e tendo como escrutinadores os Cons. Paulo Brandão e Nilmar Rocha, verificou-se o seguinte resultado: Maria Gleyde Ribeiro, 21 votos; Angeolina Ferreira, 1 voto. Foi então proclamada eleita a Cons. Maria Gleyde, que, na oportunidade, agradeceu a confiança de seus ilustre Pares, uma vez mais demonstrada nessa eleição. Item nº 2 – eleição das Comissões Permanentes: ( Títulos, Recursos e Legislação e Normas).
2- O Magnífico Reitor, antes de iniciar o processo de votação, agradeceu as Comissões os trabalhos por elas desenvolvidas no decorrer do ano. Distribuídas e recolhidas as cédulas, constataram-se os seguintes resultados, que configuram a manutenção da composição anterior: Comissão de Legislação e Normas: 21 chapas completas; Prof. Nilmar Rocha, 20 votos; Prof. Paulo Brandão, 1 voto, uma chapa em branco. Comissão de Recursos: 21 chapas completas e uma em branco. Comissão de Títulos: 21 chapas completas e uma em branco.
3- Componentes da Comissão de Legislação e Normas: Membros efetivos: Pedro Manso, Mario Henriques, Nilmar Rocha, Suplentes: Ana Maria Villar Silva, Dionicarlos Nascimento e telésforo Marques. Comissão de Recursos: Membros Titulares: Prof. José Maria Netto, Cid Gesteira e Gilson Sampaio. Suplentes: Angeolina Ferreira, José Guilherme Mota e Paulo Lauro dourado. Comissão de Títulos: Membros Titulares: Prof. Jutorib Lima, Celina Scheinowitz e Altina Sodré. Suplentes; Prof. Jandyra Leite, Josicélia Fernandes e Maria Gleyde Ribeiro.
4- O Magnífico Reitor, depois de proclamar os leitos, solicitou que estes, após a sessão do Conselho, procedessem a eleição dos respectivos Presidentes, comunicando o resultado a Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores. Os itens de nsº 3 e 4 da ordem do dia foram, por motivos ponderáveis , retirados de pauta.
1- Em “o que ocorrer”, o Cons. José Maria Netto, na qualidade de Decano, apresentou, em seu próprio nome e em nome dos demais Conselheiros, um voto de louvor ao Magnífico Reitor, pelo acerto e eficiência que vem imprimindo a sua administração, e concluiu pedindo a Deus, que a semelhança da estrela de Belém, continue a iluminar os caminhos do Prof. Germano Tabacof a frente desta Universidade.
2- Em prosseguimento, o depois Magnífico Reitor, depois de dizer do entusiasmo com que sempre cumpriu os vários mandatos a ele cometidos no transcurso de sua carreira na Universidade, e conclamado a todos no sentido de se manterem vigilante e ativos na defesa e desenvolvimento da Universidade Pública, fazendo-o com fé e esperança, agradeceu a colaboração de todos e encerrou a sessão.
1- Aberta a sessão, e havendo leitura da Ata da sessão anterior, a qual, posta em discussão e votação, foi aprovada por unanimidade por unanimidade.
2- A seguir, o Sr. Presidente registrou a presença dos Professores Silvio Loureiro, Vice-Diretor do Instituto de Física; José Carlos Reis de Carvalho, Vice-Diretor da Escola de Agronomia; Joaquina Lacerda Leite. Vice-diretora do Instituto de Geociências; Wilma Albuquerque, vice-diretora da Escola de Medicina Veterinária; Elisa Maria F. Veras, vice-diretora do Instituto de Matemática e Antonio Dias, vice-diretor da Escola de Biblioteconomia e Documentação.
3- Em prosseguimento, justificou a ausência dos Cons. Pedro Manso Cabral e Mario Henriques Soares Nascimento e enumerou os resultados obtidos quando de sua ultima ida a Brasília, onde esteve a tratar de problemas de interesse da UFBA. Ainda com a palavra, fez comentários sobre o orçamento da Universidade correspondente ao próximo exercício financeiro, e, tratando de convênios leu um documento a ser encaminhado a todos os Diretores, como primeiro passo concreto no sentido de disciplinar a matéria, no âmbito da UFBA.
4- O Sr. Presidente deu ainda conhecimento aos Srs. Conselheiros do teor de uma carta do sociólogo Donald Pierson, consultando sobre se, considerando sua avançada idade, podia fazer-se representar pelo Prof. Thales Goes de Azevedo no ato de recebimento do título de Dr. Honoris Causa, que esta Universidade lhe outorgara. O Conselho foi unanimemente favorável a consulta.
5- Em continuação, o Magnífico Reitor comunicou que o Instituto de Física esta encarregado da manutenção dos aparelhos óticos e a Central de Manutenção, dos aparelhos eletrônicos desta Universidade. Franqueada a palavra, dela fizeram uso os Cons; 1) Kleyde, para: a) fazer o registro do II Encontro Nacional de Planeton, no Instituto de Biologia, Mestrado de Produção Aquática; b) na qualidade de representante do Conselho Universitário no de Curadores, formular um voto de louvor ao Magnífico Reitor, por seu empenho em sustentar equilibradamente a Universidade ao longo do ano findante, apesar da crise econômica que envolveu o País.
6- 2) Silvio, para informar que provisoriamente, a manutenção dos microscópios está sendo feita no Quartel do Exercito, sendo necessário, para qualquer remessa de microscópios e lupas acaso danificados, comunicar o fato a Central de Manutenção da UFBA, através do Prof. Coronel Moacir Pinto Coelho; 3) Ana Maria, para: a) comunicar sua participação no III Seminário Nacional de Conservação de Bens Culturais, no qual permaneceu vazia uma cadeira, simbolizando a ausência do Sr. Ministro da Cultura; b) informar que uma das moções propostas e aprovadas no citado evento foi no sentido de os órgãos de direção ligados a preservação, conservação e restauração de bens culturais, adotarem como critérios seletivos, tanto a competência quanto a qualidade especifica real e verdadeira dos referidos bens;
7- 4) Jutorib, para: a) apresentar moção de profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela; b) formular um voto de regozijo com o Cons. Roswilcio José Moreira Goes, que acabava de se casar-se; 5) Cid, para: a) congratular-se com a Escola de Agronomia, que vinha de completar 109 anos de existência; b) informar que, pelo segundo ano consecutivo, um aluno da Escola Politécnica (curso de Eng. Química), fora agraciado com o Prêmio METANOR/COPENOR para Engenharia Química, em cujo concurso obteve o segundo lugar;
8- c) fazer o registro do falecimento do Prof. Luiz Augusto Fraga Navarro de Brito; 6) Gylson., convidando o Magnífico Reitor e os demais Conselheiros para o encerramento do Curso de Comercio Exterior, Coordenado pelo Prof. Raimundo Torres, com o objetivo de estimular a exportação e a importação por empresas de variado parte; 7) Joaquina Leite, para comunicar a celebração de um convenio entre a UFBA, através do Instituto de Geociências, e Secretarias das Minas e Energia, o que foi efetuado por intermédio da Superintendência de Geologia e Recursos Minerais, visando a criação de um Centro de Treinamento em Geologia, na Cidade do Senhor do Bonfim, o qual recebera estudantes das diversas empresas da Bahia, que atum no setor; 8) Antonio Dias, para, a) externar sua satisfação em, pela vez primeira, participar deste Conselho;
9- b) agradecer, em nome dos Professores de sua Unidade e ter este Conselho aprovado a criação da Faculdade de Comunicação; c) louvor o Magnífico Reitor, a Magnífica Vice-Reitora e a Prof. Maria José Rabelo pelo empenho demonstrado no sentido de favorecer as condições necessárias a criação da mencionada Faculdade; d) destacar o louvável procedimento da Reitoria no apoiar o Projeto cansanção, coordenado pela Coordenadores Central de Extensão, no semi-árido baiano; 9) José Carlos, para: a) relatar as diversas melhorias efetuadas na Escola de Agronomia durante sua gestão como Vice-diretor no exercício da direção;
10- b) fazer o registro do transcurso dos 109 anos da Escola de Agronomia, c) informar que a direção da dita Escola fez recentemente entrega de brinquedos a filhos de funcionários, e a estes últimos, da cesta de Natal; 10) Kleyde, para: a) congratular-se com o Cons. José Carlos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola de Agronomia, onde também lecionam professores do Instituto de Biologia, os quais tem sido procurados por estudantes de Agronomia desejosos de realizar trabalhos extraclasse;
11- b) informar que o seu genitor Sr. Miguel Lopes Ferraz, fora presidente da I Semana do Fazendeiro, evento ocorrido na Escola de Agronomia de Cruz das Almas e cuja Ata de instalação, hoje em seu poder, colocou a disposição da direção da Escola, para o devido arquivamento. O Magnífico Reitor, por sua vez, disse do interesse que tem tido em relação a Escola de Agronomia, cujos potencial espera seja efetivamente dinamizado e aproveitado.