Padre Joseph-François Lafitau pertencia a Companhia de Jesus. Conteúdo completo : v.1 Dessein & plan de l'ouvrage - De l'origine de peuples de l'Amerique - Ide & ou caractere des sauvages en general - de la Religion. Gravura do frontispício do vol. 1 assinada por I. B.
Vinhetas. Com aprovação e privilégio do rei (Avec approbation e privilege du Roi). Capitulares ornamentadas. Marca de propriedade: carimbo molhado da Biblioteca Frederico Edelweiss - Univ. Federal da Bahia. Notas em corandel.
Obra mais antiga do acervo de Edelweiss sobre o Brasil. O autor faz um relato da colônia de Nicolas Durand de Villegagnon no Brasil e dos índios Tupi que habitavam o país. As páginas 271 a 297 contém inúmeras frases na língua Tupi traduzida para língua latina por todo texto. Também há notações musicais em Tupi nas páginas 128, 140, 214, 219 e 220. A obra possui xilogravuras, notas em corandel, cabeção, capitulares ornamentadas, reclamo e assinaturas.
A obra em papel trapo. Possui letras capitulares ornamentadas, vinhetas e notas em corandel. Cabeção. Reclamo. Assinaturas. Inclui índice des mastieres et choses notables.
Obra com notas em corandel e caracteres romanos, aldinos, gregos, hebraicos e siríacos. Letras Capitais ornamentadas e historiadas. Possui vinhetas. Cita Referencia: BN de Paris, t.