ta da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 20 de Dezembro de 1967.

Pauta: 

Passando "Ordem do Dia" - Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o recurso interposto pela funcionária D. Marinalva da Silva -, o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Arnaldo Silveira, o qual apresentou o Parecer. Após discussão, o Conselho, por maioria dos votos deliberou rejeitar a preliminar, levantada pelo Conselheiro Lafayete Pondé, de não conhecimento do recurso e, ainda por maioria, resolveu aprovar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, sendo Relator o Conselheiro Arnaldo Silveira.
Dando continuação a "Ordem do Dia", O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Lafayete Pondé para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos relativo ao recurso interposto pelos Acadêmicos Anatólio Sampaio Almeida, Odair Pires Brito e Jamilton Nunes da Silva. O Conselheiro Relator apresentou o Parecer. Após discussão, o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos foi unanimemente aprovado.
Em segui da o Conselho decidiu, por proposta do Conselheiro Alceu Hiltner, incluir na "Ordem do Dia" desta sessão dois processos relativos à reforma parcial dos Regimentos da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura, transferindo o item III da "Ordem do Dia" para a próxima reunião.
Face ao decidido Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Orlando Gomes, da Comissão de Legislação e Recursos, o qual apresentou o parecer relativo á reforma parcial do Regimento da Escola Politécnica. Após discussão, os Pareceres mencionados foram unanimemente aprovados.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 
 

Local: 
Não consta.
Data: 
qua, 20/12/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Professor Dr. Roberto Santos
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro José Osório
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Emídio Magalhães
Conselheiro Batista Neves
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Alisa Farias
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Ivete Oliveira
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Dyrce Araújo
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Renato Mesquita
Conselheiro Messias Lopes
Acadêmico Sérgio Dias.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnifico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão realizada no dia 21 de novembro de 1967, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. Em seguida foi lida e aprovada a Ata da sessão realizada em 23 de novembro.
Usando da palavra o Magnifico Reitor fez várias comunicações, começando por informar à Casa que a Universidade está em entendimentos com a UNESCO frisando que o Fundo de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas forneça recursos, na ordem de 1,8 bilhões de dólares, para equipamento de laboratório de pesquisas das ciências básicas e para aperfeiçoamento e formação do pessoal docente.
Em seguida comunicou o Magnifico Reitor que os técnicos do orçamento da Universidade estão trabalhando ativamente na elaboração do orçamento analítico para 1968, esclarecendo que vai haver mudança de orientação na elaboração orçamentária, uma vez que técnicos entendem que não há necessidade da vinculação de recursos a sub - elementos, bastando dizer quais os recursos destinados aos elementos, facilitando, assim, o emprego da verba, sobretudo se se considerar que essa distribuição, apenas por elementos, estará vinculada a uma supressão do regimento de duodécimos.
Disse, ainda, S. Magnificência que o emprego de recursos se fará dentro das verbas previstas por trimestre, isto é, no mesmo ritmo que o Governo Federal distribui esses recursos, assinalando, também, a dificuldade em que a Universidade se encontra em relação à verba de pessoal.
Ainda com a palavra o Magnífico Reitor fez referência ao estudo do Conselheiro Valnir Chagas, aprovado na última sessão do Conselho Federal De Educação, e de cujas conclusões mandou preparar cópias mimeografadas para serem distribuídas com os Senhores Conselheiros, referente a situação do ensino médio e do ensino superior.
Comunicou, em seguida, S. Magnificência que convidou o Padre José Vieira de Vasconcelos, Membro do Conselho Federal de Educação, para proferir a aula inaugural dos cursos da Universidade no ano de 1968 e que o Conselho Federal de Educação aprovou, integralmente, o plano de reestruturação desta Universidade, tendo sido encaminhado ao Sr. Ministro da Educação a minuta de Decreto para apreciação do Exmo. Senhor Presidente da República.
Registrou, ainda, o transcurso do 90º aniversario da Escola de Belas Artes, a qual vem prestando inestimáveis serviços a Universidade e ao país, e as presenças dos Conselheiros Batista Neves, Diretor, em exercício, da Faculdade De Filosofia; Osório Reis, recentemente nomeado Diretor da Escola de Administração e o Académico Sergio Dias, Vice-Presidente, em exercício, do Diretório Central dos Estudantes.
Usando da palavra o Conselheiro Queiroz Muniz apresentou ao Magnífico Reitor e aos Senhores Conselheiros votos de felicidade e paz de espírito no decorrer do ano de 1968; um voto de congratulações com o Professor Aldemiro José Brochado pelo seu excelente trabalho na Faculdade de Odontologia e, ainda, para bens ao Conselheiro Emílio Magalhães pela passagem do aniversário da Escola de Belas Artes.
O Conselheiro Oscar Caetano solicitou que fosse incluído na "Ordem do Dia" o processo proveniente da Faculdade de Arquitetura e relativo a alteração parcial da Resolução nº 2.
O Conselheiro Juarez Paraíso congratulou-se com a Universidade em razão da iniciativa do Magnífico Reitor em realizar o 19 Simpósio de Reformulação do Ensino das Artes.
 O Conselheiro Carlos Geraldo congratulou-se com o Magnífico Reitor e com os Senhores Conselheiros em razão da publicação do quadro único, em atendimento ao que dispõe a Lei 4881 A.
O Magnífico Reitor agradeceu as palavras do Conselheiro Carlos Geraldo e informou a Casa que já solicitou a abertura de um crédito especial para pagamento da diferença de vencimentos em razão do enquadramento.
A Conselheira Dyrce Araújo agradeceu ao Magnífico Reitor as providências adotadas para o reinicio das obras do prédio da Faculdade de Farmácia, informando que o Conselho Departamental da Faculdade de Farmácia, em sua última reunião, aprovou um voto de congratulações com S. Magnificência.
 
O Magnífico Reitor agradeceu as palavras proferidas pela Conselheira Dyrce Araújo, bem como o voto aprovado.