Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Atas do Consuni

E.g., 09/2024
E.g., 09/2024

Tipo de reunião: Ordinária

Data Pauta(s) O que ocorrer
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 29 de Dezembro de 1959 ter, 29/12/1959 - 09:00
  • Declarada aberta a sessão e informado á casa que havia sobre a mesa dois estudos sobre a distribuição das verbas para o Orçamento Interno de 1960 e que os Senhores    Diretores colaboraram com o Reitor na organização dessa distribuição.  Referente à distribuição da verba para os estudantes, não houve modificação na apresentação que trouxe porque a verba para bolsas de estudos continua na Reitoria. Informado ainda que não houve dotação no Orçamento Federal.
     
    Esclareceu o Magnifico Reitor que a distribuição dessa verba de bolsas , oportunamente, será regulamentada e o pensamento da Reitoria é que, abertas as inscrições para as bolsas , ela deverá conhecer a opinião dos Diretores acerca dos alunos de cada unidade que se propõem às mesmas. Atendendo solicitação do acadêmico Augusto Silvany o magnifico Reitor prestou ao Conselho informações sobre as verbas consignadas para o Departamento de Assistência ao estudante.
     
    A seguir o Reitor disse que desejava obter dos Senhores Conselheiros opiniões a respeito da distribuição de algumas verbas deverão ficar na Reitoria
     
     
    Após discussão, de Acordo com o Estatuto da Universidade o Conselho Universitário tomou conhecimento do orçamento interno da Universidade para 1960 o qual será devidamente apreciado pelo Conselho de Curadores. 

Por proposta do Conselheiro Pinto de Aguiar, foi unanimemente aprovado um voto de pesar pelo falecimento do professor Caldas Coni.
 
Por proposta do Conselheiro Magalhães Neto, foi unanimemente aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Gustavo Barroso e Dr. Mário Rego Santos.
 
O Sr. Reitor comunicou à Casa que recebeu participação oficial da visita do Senhor Presidente Juscelino Kubitschek à Bahia, no dia 2 ou 3 de fevereiro, devendo visitar a Universidade.
 
Lidos dois ofícios um da Diretoria da Faculdade de Direito comunicando a eleição do professor Nelson Sampaio para substituto do Vice-diretor e outro da Diretoria da Faculdade de Arquitetura participando a escolha do professor Oscar Caetano para representante da Congregação, junto ao Conselho Universitário e a do Professor Ernani Sobral para suplente.
 

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 11 de Setembro de 1959 sex, 11/09/1959 - 09:00
  • O Sr. Reitor disse que em sua última viagem ao Rio teve a oportunidade de tratar o Sr. Ministro da Educação sobre o problema do desmembramento do Curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes.
    Após alguns entendimentos entre o Reitor e o Presidente do DCE foi resolvido abrir mais 12 vagas na Residência Universitária no largo da Vitória e o procedimento normal para a inscrição ficaria a cargo de uma Comissão especialmente constituída pelo Reitor, pelo Conselheiro Pinto de Aguiar e pelo Presidente do DCE.
    Registrada a abertura de um inquérito em detrimento de um incidente que houve entre o Diretor da Escola de Teatro e alguns alunos.

Não houve.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 27 de Agosto de 1959 qui, 27/08/1959 - 09:00
  • Designado o Conselheiro Carlos Simas para apresentar o parecer da Comissão de Ensino referente à modificação do programa para o concurso vestibular da Escola de Geologia. O parecer da maioria da Comissão foi deixar o programa como estava
    O Conselheiro Magalhães Neto solicitou a palavra para dizer que o a modificação do programa para o concurso vestibular da Faculdade de Filosofia estava em andamento, dependendo apenas de alguns ajustes.
     
    Na Escola de Belas Artes, na Escola Politécnica e na Faculdade de Direito os programas não foram alterados.

Não houve.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 24 de Agosto de 1959 seg, 24/08/1959 - 09:00
  • A respeito do desmembramento do Curso de Arquitetura o magnífico Reitpr comunicou ao Conselho que pediu ao Conselheiro Mendonça Filho para convocar os Professores de Arquitetura para a reunião com o Reitor, a fim de esclarecer alguns pontos, como, por exemplo, as provas parciais.
    Informado que o Sr. Ministro da Educação declarou que só permitiria a realização das provas com a solicitação da Universidade.
    Informado que existem 12 vagas para estudantes na Residência no Largo da Vitória. Que a escolha será feita, entre os inscritos, por uma comissão constituída, excepcionalmente, pelo Reitor, pelo Professor Pinto de Aguiar e pelo presidente do DCE.
    Ainda sobre o desmembramento do curso de Arquitetura o Sr. Reitor prestou algumas informações sendo aparteado como consta nas notas taquigráficas anexas, por diversos Conselheiros.
    Após ser concedida urgência pelo Conselho, o Conselheiro Magalhães Neto, membro da Comissão de Legislação e Recurso, apresentou parecer favorável á retificação de um artigo do Regimento Interno, solicitada pelo Diretor da Faculdade de Direito, vez que, por inadvertência, consta da ata da sessão da Congregação que a emenda do Professor Aderbal Gonçalves dói aprovada, quando na verdade a mesma foi rejeitada. O Parecer do Conselheiro Magalhães Neto foi unanimemente aprovado e o artigo 147 do Regimento Interno da Faculdade de Direito passa a vigorar com a seguinte redação: “Haverá tantos Assistentes quantas Cadeiras do curso de graduação”.
    Após o Conselho conceder a necessária urgência, o Conselheiro Eduardo Araujo apresentou o Parecer da Comissão de Ensino sobre os novos programas do Concurso vestibular à Escola de Geologia, concluindo pela conversão do processo em diligencia para que a Escola de Geologia prestasse informações sobre diversos pontos dos programas. Após discussão, o Conselho, unanimemente aprovou o parecer do Relator da Comissão de Ensino.

Não houve o que ocorrer.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 09 de Agosto de 1959 dom, 09/08/1959 - 09:00
  • Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Escola de Belas- Artes para a concessão do título de Professor Honorário da Cadeira de História da Arte ao Dr. Reynaldo Dos Santos. O Conselheiro Eduardo Araujo leu o parecer da Comissão de Ensino e era favorável à mencionada proposta, Em  discussão o parecer usou a palavra o Conselheiro Magalhães Neto que propôs que fosse conferido, também, ao Dr. Reynaldo Dos Santos o título de “Doutor Honoris Causa” Pela Universidade da Bahia. O parecer da Comissão de Ensino e a Proposta do Conselheiro Magalhães Neto foram unanimemente aprovados.
    Novamente com apalavra o Conselheiro Magalhães Neto propôs que o Conselho Universitário conferisse o título de “Doutor Honoris Causa” às seguintes personalidades:
     MARCELLO JOSÉ DAS NEVES ALVES CAETANO – Professor e tratadista de Direito. Ensaísta, escritor e Reitor da Universidade de Lisboa.
    JORGE DA SILVA HORTA – Professor de Medicina  da Universidade de Lisboa. Bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal. Tem muitos trabalhos publicados, da maior importância, da sua especialidade. Conferências e cursos realizados em numerosas Universidades, inclusive brasileiras como a da Bahia em 1958.
    AUGUSTO VAZ SERRA – Professor de Medicina. Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
    ALVARO JÚLIO DA COSTA PIMPÃO – Professor Catedrático de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Diretor do Instituto de Estudos Brasileiros da Mesma Universidade. Editor da revista Brasília. Autor de muitos livros, artigos, conferências, etc. Foi leitor em França. Cursos de Literatura Portuguesa em Universidades espanholas e nas de São Paulo e da Bahia onde trabalhou demoradamente.
    JOSÉ DE AZEREDO PERDIGÃO – Jurista iminente. Grande advogado internacional. Conferencista. Já deu cursos na Universidade de Coimbra. Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
    LUTHER EVANS – Promotor do Primeiro Colóquio como Diretor da Biblioteca do Congresso. ex-presidente da UNESCO.
    HARVIE BRANSCOMBIE – Reitor da Vanderbilt University. Patrocinado do primerio Colóquio.
    FRANCIS MILLET ROGERS -  Professor da Universidade de Harvard. Presidente do Primeiro Colóquio. Grande propugnados dos Estudos Luso-Brasileiros nos EEUU. Autor de muitos trabalhos sobre educação superior americana e sobre historia e literatura portuguesa e brasileira.
    ERNESTO GUERRA DA CAL – Professor da Universidade de New York. Um dos prinicipais organizadores do Instituto de Estudos Brasileiros da N.Y. Notável estudioso da obra e do estilo de Eça e de Machado. Poeta, critico e ensaísta.
    CARLTON SPRAGUE SMITH – Professor da Universidade de New York. Diretor do Instituto de Estudos Brasileiros. Durante muitos anos adido cultural americano no Brasil. Musicólogo e músico. Ensaísta. Doutor Honoris Causa da Universidade do Brasil.
    MARCEL BATAILLON – Administrados do Colégio da França. Introdutor dos Estudos de língua portuguesa nas Universidades francesas.
    DAMASO ALONSO – Professor de filologia remânica da Universidade de Madrid. Filólogo e estilista de renome mundial cuja obra tem influenciado profundamente a atuação dessa geração de filólogos brasileiros.
    CHARLES RALPH BOXER – Professor da Universidade de Londres. Historiador do Brasil holandês. Biografo de Vieira e de Salvador Correia de Sá, Leivis Hancke, Antonio Martins Filho e Anísio Teixeira.

    A Conselheira Nilza Garcia pediu urgência para essa proposta, pedindo que a Comissão de Ensino pudesse dar um parecer verbal  a respeito. O Conselheiro Carlos Simas declarou que a Comissão de Ensino era favorável à proposta do Conselheiro Magalhães Neto. Parecer foi unanimemente aprovado.

O Sr. Reitor apelou para que todos colaborassem com o IV Colóquio Luso-Brasileiro.
Comunicado o falecimento do Professor Demétrio Tourinho. Consignado em ata um voto de pesar.

Páginas