Ornamentação com vinhetas em fundo de lâmpada. Inclui índice. Capitulares ornamentadas. Possui sumário (Table des chapitres). Formato de numeração das páginas em números arábicos. Papel trapo.
Vinhetas. O local de publicação e o impressor estão com nome fictício. Assinaturas presentes em todo o livro para ordenação e posterior encadernação. Cabeção. Papel trapo. Capitulares ornamentadas.
A obra possui um tipo de texto litúrgico. Contém ornamentação com vinheta, capitulares ornamentadas, notas em corandel, presença de assinaturas, reclamo e fio simples acima de novo título. Ao final da obra registro do local de publicação.
A obra possui no frontispício o retrato de João Fernandes Vieira. Refere-se a insurreição pernambucana que expulsou os holandeses do Brasil (1645 - 1654). Abaixo do título há a seguinte informação: "Compostos em forma de História pelo muyto Reverendo Padre Pregador Geral Fr. Raphael de Jesus Natural da muyto Nobre, e sempre leal Villa de Guimarães. Religioso da Ordem do Principe dos Patriarchas S. Bento professo na sua reforma da Congregaçam de Portugal, e nella D.
A obra foi originalmente publicada em 2 volumes. A folha de rosto contém fonte na cor vermelha e preta. O texto está dividido em duas colunas. Possui capitais ornamentadas, uso de duas fontes tipógraficas no texto, notas em corandel, assinaturas e reclamos.
A obra possui brasão da Companhia de Jesus na folha de rosto, xilogravura de plantas, cabeção, notas em corandel, assinaturas, reclamos e capitais ornamentadas.
A obra possui retrato de Fredericus Henricus a Nassau - Princeps Arausionum. Possui também letras em vermelho e preto na folha de rosto, vinheta do editor, papel trapo, xilogravura no frontispício, letrinas, assinaturas, reclamos, texto disposto em duas colunas e notas em corandel.