Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 19 de maio de 1960. |
qui, 19/05/1960 - 09:00 |
Ordem do dia
Apresentado o Parecer da Comissão de Ensino referente á escolha feita pela Congregação da Faculdade de Odontologia, do Professor José Moreira Pinto para substituir o Professor Carlos Geraldo De Oliveira que fora escolhido para compor o quórum da Congregação durante os trabalhos do concurso para a docência livre de Histologia. Disse o Conselheiro Alceu Hiltner, que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável a referida indicação, sendo, a seguir, o mesmo unanimemente aprovado.
Ainda com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner disse que tinha em mãos um ofício do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas comunicando que a CONGREGAÇÃO elegeu o Professor Mário Barros para substituir o Professor Magalhães Neto na composição do "quórum" necessário ao momento do parecer da Comissão Julgadora de prova e títulos do Professor Manoel Pinto de Aguiar, que requereu transferência da Cadeira de "Moeda e Crédito" para "História das Doutrinas Econômicas". Que na ultima reunião do Conselho, não foi aprovada a indicação dos outros nomes, logo, não se podia complementar uma lista que ainda não havia sido aprovada. O Conselho decidiu deixar em suspenso o assunto ate que a Faculdade remeta nova lista.
Com a palavra o Conselheiro Carlos Simas apresentou o Parecer da Comissão de Ensino quanto a indicação feita pela Congregação da Faculdade e Farmácia para compor o seu "quórum" para realização de concursos. Disse que os nomes indicados foram os seguintes: Drs. Fernando Leite, Fúlvio José Alice, Pedrito Silva, João José Seabra, Magalhães Neto, Torres Homem e Eduardo Araújo (suplente), para o "quórum" de Zoologia e Parasitologia; Archimedes Guimarães, Edgard Pires da Veiga, Elias Andrade, José Carlos Reis, Juarez Furtado, Abel Oliveira e Torres Homem (suplente), Alexandre Leal Costa, Adriano Ponde, Elias Andrade Passo, Torres Homem, Rodrigo Argolo, Edgard Pires da Veiga, Alicio Queiroz (suplente) e Magalhaes Neto (suplente), para o "quórum" de Química Biológica. e o Parecer da Comissão era favorável aos nomes indicados com exceção no de nome do Professor Carlos Reis, que não era Catedrático e sendo Professor regente o fato de integrar o "quórum" de uma Congregação, mesmo como Professor "ad hoc” lhe atribui o notário saber que o dispensara de concurso de docência livre para aspirar a uma cátedra de Química em qualquer unidade da Universidade. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros Orlando Gomes, presidente Alceu Hiltner, Magalhães Neto e Elsior Coutinho, o Parecer foi unanimemente aprovado.
|
NAO HOUVE O QUE OCORRER.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 12 de maio de 1960. |
qui, 12/05/1960 - 09:00 |
Ordem do dia
Apresentado o Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Direito para se conceder o título de Professor Honorário ao Dr. João Mangabeira. O Conselheiro Carlos Simas declarou que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável á proposta, sendo o mesmo unanimemente aprovado pelo Conselho. Por sugestão do Conselheiro Orlando Gomes o Conselho marcou o dia 22 de junho para entrega do diploma.
Ainda com a palavra o Conselheiro Carlos Simas disse que tinha a apresentar outro Parecer da Comissão de Ensino, o qual se referia indicação da Congregação da Faculdade de Farmácia para completar o seu “quórum" para a realização dos concursos. Disse que foram votados os Professores Orlando Gomes, Rodrigo Argolo, Elias Passo, Alicio Queiroz e Torres Homem para comporem o referido "quórum".
Apos Conselheiro Elsior Coutinho informar que as cadeiras em concurso de Química Orgânica, Química Biológica e Parasitologia, o Conselheiro Carlos SIMAS declarou que o "quórum" deve ser formado por, especialistas, por pessoas de notável saber, que tenham obras publicadas a respeito ou que lecionem cadeiras que tenham relação com as do concurso. Após discussão, o Conselheiro Carlos Simas pediu o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos para que fosse apreciada a composição da Congregação - quanto da escolha dos Professores já mencionados.
Com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner, membro da Comissão De Ensino, disse que tinha para relatar o processo referente a indicação da Congregação Da Faculdade De Ciências Econômicas para completar o seu "quórum" para apreciar a transferência do Professor Manoel Pinto de. Aguiar da cadeira Moeda e Crédito para História Das Doutrinas Econômicas. Que o Parecer era favorável a que o Conselho aceitasse a indicação dos nomes dos Professores Américo Simas Filho, Carlos Simas, Lafayete Pondé, Josaphat Marinho, Aloísio de Carvalho Filho, Magalhães Neto, Alberico Fraga, Oscar Caetano, sendo suplentes os Professores Renato Mesquita e Mario Barros, embora reconheça que dentre esses nomes alguns não tem ligação com as cadeiras de Moeda e Crédito para História Das Doutrinas Econômicas.
Em discussão o parecer usaram da palavra os Conselheiros Magalhães Neto, que renunciou a escolha do seu nome para completar o "quórum'', João Alves e Orlando Gomes. Encerrada a discussão e procedida a votação o voto foi rejeitado o Parecer da Comissão de Ensino pelo voto de desempate do Magnífico Reitor.
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada em 03 Maio De 1960 |
ter, 03/05/1960 - 09:00 |
Informado à Casa que o novo Delegado Fiscal, no mês de Abril, recolheu a metade das verbas de material, serviços e encargos, obras, equipamentos e verbas especiais.
Pela ordem o Conselheiro Albérico Fraga, pediu a palavra para informar ao Conselho que tinha um Parecer da Comissão de Ensino, referente a uma proposta da Faculdade de Odontologia, para o que pedia urgência ao Conselho. Disse que a Congregação da Faculdade de Odontologia escolheu os professores catedráticos Edgard Pires da Veiga, Adolfo Diniz Gonçalves, Elsior Coutinho e Tobias Neto para complementarem o “quórum” durante os trabalhos do Concurso para Livre Docência de Metalurgia e Química aplicadas e os Professores Catedráticos Alexandre Leal Costa, Edgard Veiga, Geraldo Oliveira e Elsior Coutinho para complementarem o “quórum” durante os trabalhos do Concurso para a Docência Livre de Histologia. O Parecer da Comissão de Ensino era favorável à decisão da Congregação da Faculdade de Odontologia. O parecer foi unanimemente aprovado.
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 04 de abril de 1960. |
seg, 04/04/1960 - 09:00 |
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 01 de abril de 1960 |
sex, 01/04/1960 - 09:00 |
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Acadêmico Augusto Silvany que pediu fosse feita uma verificação no livro do Protocolo a respeito do convite da reunião de 3 de março que não lhe foi enviado e, por isso, não compareceu. O Magnífico Reitor, de acordo com a informação que lhe foi prestada pelo secretário, explicou que o Acadêmico Silvany havia comunicado a Casa que estaria ausente entre 21 e 25 de fevereiro e isto determinou o preparo do convite para o Vice-Presidente do D.C.E. Depois, porém, com a notícia de que o Presidente havia regressado foi feito um convite para o mesmo, o qual, lamentavelmente, não lhe foi entregue.
A seguir o acadêmico Augusto Silvany leu, para que fosse transcrito na Ata da sessão, o artigo do Conselheiro Orlando Gomes.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Albérico Fraga que transmitida por telegrama ao Senhor Presidente da República e por ofício ao Senhor Governador Do Estado a solidariedade do Conselho em face da calamidade das enchentes.
O Magnífico Reitor informou a Casa que a Faculdade De Medicina e a Escola de Enfermagem prestaram serviços ao Estado e que, em visita ao Senhor Governador, colocou ao seu dispor o que dependesse da Universidade da Bahia.
Após comunicar a presença do Conselheiro Heitor Marback, na qualidade de substituto da Faculdade de Medicina, proposto um voto de agradecimento ao prof. Rodrigo Argolo. Proposta unanimemente aprovada.
O Cons. Mendonça Filho propôs que fosse inserido em ata um voto de pesar pelo falecimento do Professor Gregório Maragons.
O Cons. Magalhães Neto sugeriu que o Conselho também se dirigisse ao ICHUB e ao Consulado da Espanha manifestando o seu pesar pelo desaparecimento do grande nome internacional.
A proposta do Conselheiro Mendonça Filho, com o acréscimo feito pelo Conselheiro Magalhães Neto, foi unanimemente aprovada.
O Cons. Albérico Fraga registrou o bom trabalho do Cons. Leopoldo Amaral para com A Faculdade de Arquitetura.
Proposto o envio de um ofício ao prof. Eduardo Araújo no qual se realçasse a atuação que teve, junto aos trabalhos deste Conselho e manifestassem os sentimentos pelo seu afastamento. Posta em votação, proposta unanimemente aprovada.
Aprovado pelo Conselho de Curadores o plano de aplicação apresentado pela Diretoria da Escola de Enfermagem referente ao auxilio fornecido pela Rockfeller Fundation para o desenvolvimento da enfermagem no campo da Saúde Pública.
Parecer sobre a consulta feita pelo professor Eduardo Araújo referente à sua aposentadoria, para o qual pedia urgência ao Conselho. Parecer unanimemente aprovado.
|
Não houve o que ocorrer.
|