A obra possui folha de rosto com brasão português e capitais ornamentadas. Contém também marca d´água, ornamento em fio simples, assinaturas, reclamo e texto em fundo de lâmpada.
A obra apresenta fio simples na folha de rosto, marca d´agua, capitular ornamentada, cabeção, reclamo e assinaturas. É composta de cinco epanaforas. Em três delas, Francisco Manuel relata acontecimentos que testemunhou: na Epanáfora Política conta o levante ocorrido em Evora em 1637; na Epanáfora Bélica narra a batalha naval da armada de D. Antonio ocorrida contra os holandeses no Canal da Mancha, em 1637; na Epanáfora Trágica descreve o naufrágio da frota de D.
A obra possui vinheta na folha de rosto, letras capitulares ornamentadas, cabeção, reclamo da página 48 a 49 e vinheta de fim de capítulo. Possui o "privilégio" do rei.
A obra foi originalmente publicada em 1657. O texto está contido em bordas de linhas retas; capitais ornamentadas; vinheta; notas em corandel, assinaturas e reclamo. Inclui mapa intitulado: "Atopographicall description and admeasurement of the Yland of Barbados in the West Indyaes with the Mrs. Names of the several plantaccons". Inclui também uma planta e explicação do plano do Engenho inserido entre as páginas 84 e 85.
Trata-se da tradução para o holandês de: Brevissima relacion de la destruicion de las Indias Ocidentales (1552). Com essa obra Las Casas queria que o futuro rei da Espanha (Felipe II) tomasse conhecimento das injustiças que os espanhóis cometiam nas Américas.
A obra possui vinheta na folha de rosto e letras capitulares ornamentadas. A página do títulos está impressa em vermelho e preto. Apresenta ainda xilogravura no frontispício, texto em duas colunas, cabeção, reclamo, assinaturas e vinhetas de fim de capítulo em fundo de lâmpada. Contém um índice intitulado: Index capitum historiae geographicae
A obra apresenta preface au Lecteur. Fio simples na folha de rosto. Brasão Jesuíta na folha de rosto. Avec Approbation, & Permision. Papel trapo. Reclamo. Cabeção. Assinaturas. Capitular ornamentada.
A obra possui fonte no estilo gótico, capitulares ornamentadas, cabeção, vinhetas, xilogravura no fronstipício, retrato de Maurício de Nassau, reclamo e assinaturas.
A obra contém um mapa do Rio de Janeiro entre as páginas 64 e 65, e da Bahia de todos os Santos entre as páginas 140 e 141. Contém um título diferente na falsa folha de rosto: Relation du voyage de Mr. de Gennes au Detroit de Magellan.