Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 15 de março de 1960. |
ter, 15/03/1960 - 09:00 |
Pela ordem o Conselheiro Magalhães Neto, solicitou a palavra para relatar o processo referente ao Dr. Paulo Américo de Oliveira. Concedida a urgência pelo Conselho o Conselheiro Presidente deu a palavra ao Conselheiro Magalhães Neto para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, sobre o assunto. Fazendo o seu relatório o Conselheiro Magalhães Neto disse que a Cadeira de Física Aplicada á Farmácia, na Faculdade De Farmácia, esta, em verdade, vaga, isto e ainda não teve o seu a provimento assegurado por concurso, na forma da Lei. Estando vaga, para leciona-la, no ano de 1959, foi designado, pela Congregação, o Dr. Penildon Silva que entre os seus títulos apresenta o de docente livre pela Faculdade de Farmácia de Niterói da cadeira de Física Aplicada a Farmácia. A Congregação deu provimento interino á Cátedra e em 29 de agosto de 1959 o Dr. Paulo Allirico de Oliveira, docente livre Física pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Brasil, requereu rege-la em 1960, em virtude do rodízio estabelecido pelo Estatuto da Universidade.
Informou que a Faculdade de Farmácia não pode deliberar até o requerimento porque a CONGREGAÇÃO se reuniu nesse espaço, ordinariamente, e, na verdade não tem numero para deliberar sobre a matéria que, em virtude da demora de uma decisão, o Dr. Paulo Américo de Oliveira solicita ao Conselho Universitário que tome conhecimento do fato e providencie no sentido de que sejam cumpridos os Estatutos da Universidade no que se refere ,ao caso.
Terminado o relatório usou da palavra o Conselheiro Elsior Coutinho, o qual, após tecer considerações sobre o assunto do dia, se que lhe parecia que o problema estava solucionado, pois o Professor Penildon Silva foi indicado para lecionar as duas cadeiras que iriam ser lecionadas pelo Professor Franklim Dutra e o Professor Paulo Américo de Oliveira escolhido para a cadeira de Física Aplicada a Farmácia.
O Conselheiro Orlando Gomes, Presidente da Sessão explicou que, apesar dos esclarecimentos dados pelo Conselheiro Elsior Coutinho, o Relator deveria dar o seu Parecer vez que não houve uma desistência e que a questão precisava ser examinada pelo Conselho.
Novamente com a palavra o Conselheiro Magalhães Neto disse que entendia que o rodízio a que se refere o artigo 73 do Estatuto da Universidade da Bahia diz respeito aos docentes livres da disciplina da Faculdade em que ocorrer a vaga e não aos docentes livres, por outras Faculdades. Por estas razões indeferia a petição do Dr. Paulo Américo de Oliveira. Em discussão o Parecer usaram da tal palavra, como consta das notas taquigráficas, os Conselheiros Elsior Coutinho, Rodrigo Argolo, Albérico Fraga e Carlos Simas. A seguir foi o mesmo aprovado.
Com a palavra o Conselheiro Elsior Coutinho tratou do problema da representação da Congregação da Faculdade de Farmácia no Conselho, informando que desde dezembro de 1958 o Professor Mauro Barreira de Alencar fora eleito suplente do representante. Solicitou ao Magnífico Reitor que se dignasse mandar fazer convite para o já mencionado Professor comparecer as sessões do Conselho. Esclareceu S.Excia. que o Estatuto da Universidade da Bahia não proíbe a eleição de um Professor interino para representar a Congregação no Conselho.
O Conselheiro Orlando Gomes, presidente da sessão, informou que na sessão realizada a 23 de fevereiro do corrente ano consultou o Conselho sobre a situação já exposta pelo Conselheiro Elsior Coutinho, mas que, naquela ocasião, não foi possível discutir o assunto.
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada em 03 de março de 1960 |
qui, 03/03/1960 - 09:00 |
ORDEM DO DIA:
O Conselheiro Albérico Fraga apresentou Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Odontologia para completar seu “Quórum” para realização de Concursos. Para o concurso de Anatomia foram escolhidos os Catedráticos Rodrigo Argolo, João José Seabra, Carlos de Moraes e Benjamin Salles e para o concurso para a Cátedra de Microbiologia os Catedráticos Carlos Geraldo de Oliveira, Alexandre Leal Costa, Edgard Pires da Veiga, Elsior Coutinho. O Parecer da Comissão de Ensino, favorável à aprovação da indicação da Congregação da Faculdade de Odontologia, foi unanimemente aprovado.
Concedida a palavra ao professor Carlos Simas para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Faculdade de Medicina para se conceder o título de professor honorário a Harry M. Miller Jr. O Parecer da Comissão de Ensino, favorável à proposta da Congregação da Faculdade de Medicina, foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
Ainda com a palavra o professor Carlos Simas apresentou o Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas para completar seu “quórum” para a realização dos Concursos de Docente Livre das cadeiras de “Repartição da Renda Social” e “ Estatística Metodológica”. Os professores eleitos foram Aliomar Baleeiro, Albérico Fraga, Américo Simas, Carlos Simas, Jayme Gama e Abreu, Josaphat Marinho, Lafayete Pondé e Oscar Caetano. Para suplentes foram eleitos os professores Guilherme Avila e Auto José de Castro
Foi dito que o Parecer, em face do esclarecimento prestado pelo Sr. Presidente informado que os professores escolhidos para suplentes ainda não foram nomeados Catedráticos, era no sentido de que os interinos não podiam funcionar, sendo favorável aos demais. O Parecer foi unanimemente aprovado.
Prosseguiu-se a discussão do Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o Regimento da Faculdade de Odontologia. De acordo com o deliberado pelo Conselho este assunto constará da ata referente exclusivamente do mencionado Regimento.
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de fevereiro de 1960. |
ter, 23/02/1960 - 09:00 |
Ordem do Dia:
A seguir S. Magnificência disse que o primeiro assunto da Ordem do Dia e que determinou a convocação do Conselho era a apreciação da reforma parcial do Regimento da Faculdade de Medicina. Explicou que, em virtude de impedimento dos outros membros da Comissão de Legislação e Recursos, embora estivesse no exercício da Reitoria, iria relatar o processo. O Conselheiro José Lima disse que o anteprojeto deveria ter sido distribuído com antecedência entre os membros do Conselho. Considerava por isso necessário o adiamento do assunto. Por motivos de força maior a discussão não foi adiada. Após a discussão, por proposta do Conselheiro Relator foi introduzido um artigo referente às cadeiras de Anatomia, Química Fisiológica, Patologia Geral, Farmacologia e Higiene.
O Sr. Vice Reitor, usando da palavra consultou o Conselho o que fazer com os processos que se encontravam em poder do Professor Tobias Neto para estudo. Foi esgotado o prazo dele como Diretor da Faculdade de Farmácia e ainda não tinha um substituto.
Lidos os seguintes ofícios:
- Do professor Torres Homem, Diretor da Faculdade de Odontologia, comunicando que a Congregação elegeu o Professor Arnaldo Silveira para suplente do seu representante no Conselho e, também, substituto do Vice-Diretor.
- Do professor Pinto de Aguiar, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comunicando que a Congregação elegeu o Professor Sandoval Leitão da Silva para substituto do Vice-Diretor;
- Do Professor José Lima comunicando que, na qualidade de Vice-Diretor, assumiu o exercício da Diretoria da Faculdade de Odontologia.
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 28 de Janeiro de 1960. |
qui, 28/01/1960 - 09:00 |
O Sr. Reitor comunicou ao Conselho que ainda estando em período de adaptação, a Escola de Teatro no ano letivo de 1960, para matrícula nos cursos de Interpretação, Direção, Técnica Teatral e Iluminação vai exigir dos candidatos para a devida seleção: a) prova de redação em língua vernácula;
b) leitura e comentário de um trecho em português;
c) prova escrita de tradução de um trecho em francês; inglês ou alemão, a escolha do candidato.
Sua Magnificência, também, comunicou que a Escola de Administração, estando em período de adaptação, vai ministrar este ano de 1960 um curso Prévio, para matricula no qual serão exigidos do candidato, além de curso secundário completo, uma prova escrita de matemática e uma prova de redação de português sobre tema sorteado.
Comunicou ainda que convocou ao seu Gabinete os Professores Arquimedes Guimarães e Tobias Neto a fim de conferenciarem sobre assuntos referentes ao Instituto de Química.
|
Não houve o que ocorrer.
|
Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 30 de Dezembro de 1959 |
qua, 30/12/1959 - 09:00 |
Procedendo-se a eleição para substituto do VICE-REITOR, com 18(dezoito) votantes, apurou-se o seguinte resultado:
-CONSELHEIRO OSCAR CAETANO 15 votos;
-CONSELHEIRO EDUARDO ARAÚJO 1 voto;
-CONSELHEIRO PINTO DE AGUIAR 2 votos.
Diante desse resultado o MAGNÍFICO REITOR declarou eleito o CONSELHEIRO OSCAR CAETANO.
Feita a eleição para a Comissão de Legislação e Recursos verificou-se que foram votados os CONSELHEI-ROS:
ORLANDO GOMES 17 votos;
MAGALHÃES NETO 15;
TOBIAS NETO 12;
ALBERICO FRAGA 4;
PINTO DE AGUIAR 3;
LEOPOLDO AMARAL, CARLOS SIMAS e TEONILO AMORIM 1 voto cada.
Para suplente:
-CONSELHEIROS: OSCAR CAETANO 12 votos;
-MAGALHÃES NETO 2;
-TOBIAS NETO, ALCEU BILTNER e JOÃO ALVES 1 voto cada;
-1 voto em branco.
Declarou o MAGNÍFICO REI TOR que estavam eleitos para a COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO e RECURSOS 0S CONSELHEIROS ORLANDO GOMES, MAGALHÃES NETO e TOBIAS NETO e para suplente o CONSELHEIRO OSCAR CAETANO.
Para a COMISSÃO DE ENSINO foram votados os seguintes CONSELHEIROS:
-CARLOS SIMAS 16 votos;
-AL BÉRICO FRAGA e EDUARDO ARAÚJO 14 votos cada;
-TOBIAS NETO, PITTON PINTO e ALCEU HILTNER 2 votos cada;
-RODRIGO ARGOLO, TORRES HOMEM E OSCAR CAETANO 1 voto cada.
Para suplente :
-CONSELHEIRO ALCEU HILTNER 12 votos;
-TEONILO AMORIM 2 votos;
-TOBIAS NETO, PITON PINTO e PINTO DE AGUIAR 1 voto cada;
-1 voto em branco.
PELO MAGNIFICO REITOR foram declarados eleitos os CONSELHEIROS CARLOS SIMAS, ALBÉRICO FRAGA e EDUARDO ARAUJO e para suplente ALCEU HILTNER.
Para a COMISSÃO de ORÇAMENTO foram votados os CONSELHEIROS:
-RODRIGO ARGOLO 16 votos;
-MENDONÇA FILHO 14 votos;
-PINTO DE AGUIAR 10 votos;
-TORRES HOMEM 8 votos;
-JOÃO ALVES 3 votos;
-ORLANDO GOMES , ALCEU HILTNER e CARLOS SIMAS 1 voto cada.
Para suplente os CONSELHEIROS :
-JOSÉ LIMA 6 votos;
-PINTO DE AGUIAR 4 votos;
-TORRES HOMEM 3 votos;
-CARLOS SEPULVEDA 2 votos;
-ELSIOR COUTINHO e JOÃO ALVES 1 voto cada
-1 voto em branco
Diante dos resultados obtido S.MAGNIFICÊNCIA proclamou eleitos os CONSELHEIROS RODRIGO ARGOLO, MENDONÇA FILHO e PINTO DE AGUIAR e para suplente JOSÉ LIMA.
Para a COMISSÃO DE PUBLICAÇÕES receberam votos os CONSELHEIROS:
-ELSIOR COUTINHO 16;
-ADRIANO PONDÉ 15;
-TEONILO AMORIM 14;
-MENDONÇA FILHO, LEOPOLDO AMARAL E TOBIAS NETO 2 cada;
-TORRES HOMEM,ALCEU HILTNER, PINTO DE AGUIAR e PITON PINTO 1 cada.
Para suplente os CONSELHEIROS:
-NILZA GARCIA 11;
-JOSÉ LIMA 4;
-CARLOS SEPULVEDA e PITON PINTO 1 cada;
-1 em branco.
Foram declarados eleitos os CONSELHEIROS ADRIANO PONDÉ , ELSIOR COUTINHO e TEONILO AMORIM, e para suplente NILZA GARCIA.
A seguir o MAGNÍFICO REITOR deu ao Conselho a proposta do ORÇAMENTO para 1961 que a UNIVERSIDADE vai enviar ao Governo na ocasião própria. Após prestar vários esclarecimentos o Magnífico Reitor explicou que a Comissão de Orçamento era favorável á referida proposta orçamentária para 1961. O parecer da Comissão foi unanimemente aprovado.
Justificada a ausência do Conselheiro Elsior Coutinho.
|
Não houve.
|