Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Atas do Consuni

E.g., 11/2024
E.g., 11/2024

Tipo de reunião: Ordinária

Data Pauta(s) O que ocorrer
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
  • 1 - Processo nº 23066.062567/98-05 (anexos: Processos nºs 088477/98-63, 088641/98-23, 088528/98-10) – Recurso interposto pela Professora Maria Auxiliadora Minahim, contra decisão da Congregação da Faculdade de Direito.
    2 - Processo nº 23066.034004/97-65 – Reexame da situação funcional do Sr. Fernando Cardoso Pedrão.
    3 - Processo nº 23066.039215/96-77 (anexo: Processo nº 034565/97-82) – Normas sobre Progressão Funcional por Titulação para Servidores Técnico-Administrativos.
    4 - Processo nº 23066.032658/97-90 – Proposta de alteração do Regimento Interno da CPPTA.
    5 - o Conselheiro Francisco José Gomes Mesquita, inicialmente, procedeu a esclarecimentos relativos ao objeto daquele processo, dizendo tratar-se, na verdade, de uma proposta de adequação do Regimento Interno da CPPTA à Resolução nº 06/95 do Conselho Universitário.

1 - Após a leitura, na íntegra, do parecer da Comissão (em anexo) pelo Relator, o Magnífico Reitor colocou-o em discussão e, não havendo qualquer manifestação, submeteu-o à votação, sendo aprovado por unanimidade dos votos.
2 - O Senhor Presidente registrou a presença, pela primeira vez no Conselho, do Vice-Diretor da Escola de Agronomia, Professor Guaraci Ferreira do Carmo, bem como comunicou o agendamento de sessão conjunta dos três Conselhos Superiores da UFBA, haja vista a apresentação da proposta de metodologia de trabalho para a reformulação do Regimento Geral da UFBA.
3 - Em seguida, agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, sobre a qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados, lavrará a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção a sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em fitas cassetes.

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
  • 1 - Eleição do Substituto Eventual do Vice-Reitor. Em discussão, foram indicados os Professores Francisco José Gomes Mesquita, Iracy Silva Picanço, José Teixeira Cavalcante Filho e Edmar José Borges de Santana, atual Substituto Eventual, que agradeceu, mas não aceitou a indicação.
    2 - Eleição do Representante do Conselho Universitário no Conselho de Curadores.
    3 - Constituição das Comissões Permanentes do Conselho Universitário. Após breve discussão, como não houvesse, efetivamente, qualquer proposta de alteração – tendo em vista que as Conselheiras Maria das Graças Ramos e Vânia Galvão de Carvalho, as únicas que teriam, informalmente, manifestado a um de seus pares alguma possibilidade de mudança de Comissão, não estavam presentes àquela sessão – o Senhor Presidente colocou em votação a manutenção da composição atual das Comissões, que foi aprovada por 25 votos a favor, contra 3 abstenções, embora aberta a possibilidade de alguma alteração posterior, em decorrência de permuta, a ser comunicada pelos interessados através de documento.
    4 - Processo 23066.088246/98 (anexos: Processos nºs 061015/98, 061008/98,088283/98) Recurso interposto contra lista tríplice indicada pela Congregação da Escola de Dança, com vistas à nomeação do Diretor da Unidade. Relator: Comissão de Recursos. Com a palavra o Conselheiro Manuel Blanco Martinez, pela Comissão, que, inicialmente, procedeu a alguns esclarecimentos relativos à tramitação do processo e, logo após, leu o Parecer da Comissão de Legislação e Normas e o da Comissão de Recursos (apensados a esta Ata), pelo não provimento do recurso.
    5 - (concessão do título de Doutor Honoris Causa a Carlos Alberto Dias), postergada a sua apreciação, face à inexistência do quorum especial (2/3) para análise de processos dessa natureza.
    6 - Solicitação da Comissão de Títulos Honoríficos, relatora dos processos.
    7 - Processo nº 23066.034416/97-22 – Concessão do título de “Professor Emérito”, post mortem, ao Professor Militino R. Martinez. Relator: Comissão de Títulos Honoríficos.
    8 - Processo nº 23066.014034/97-73 – Concessão do título de “Professor Emérito” à Professora Stella Maria F. P. Barros. Relator: Comissão de Títulos Honoríficos.

1 - Foi posto em discussão e votação, o Conselho referendou o Parecer da Conselheira Evelina Hoisel, pela concessão do título, aprovado, anteriormente, por unanimidade, pela Comissão de Títulos.
2 - Por solicitação da Comissão de Títulos, já acatada pelo plenário, foi relatado e votado o Processo nº 23066.013303/97-48 – Concessão do título de “Professor Emérito” à Professora Dilza Maria Andrade Atta, cujo Parecer da Comissão de Títulos, pela sua aprovação, foi homologado, por unanimidade, pelo Conselho.
3 - No limiar do horário pré-estabelecido para o término da reunião, a Conselheira Carmen Célia Carvalho Smith fez uso da palavra, solicitando ao Magnífico Reitor que fosse recolocado o crucifixo na Sala dos Conselhos. Em seguida, o Senhor Presidente reiterou convites para a posse do Vice-Reitor e para a festa de Natal da Universidade, que ocorreriam no dia 21 daquele mês.
4 - A sessão foi encerrada, da qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados Superiores, lavrará a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção a sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em três fitas cassetes.

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
  • 1 - Foi procedida a eleição do Substituto Eventual do Vice-Reitor para o ano 2000. Tendo como escrutinadores os Professores José Sérgio Gabrielli de Azevedo e Frederico Guaré Cruz, o sufrágio determinou a recondução, por maioria dos votos (24), do Professor Francisco José Gomes Mesquita, conforme sugerira, previamente, o Conselheiro Marcos Palacios, registrando-se, ainda, um (1) voto para o Professor José Teixeira Cavalcante Filho e um (1) voto em branco.
    2 - Eleição dos Representantes do Conselho Universitário (três) no Conselho Editorial da EDUFBA”. Realizada a votação, os escrutinadores, Conselheiros José Teixeira Cavalcante e Oscar Dourado, contabilizaram quinze (15) votos para o Professor Fernando da Rocha Peres, quinze (15) votos para o Professor Cid Seixas Fraga Filho, treze (13) votos para o Professor Aurino Ribeiro Filho, treze (13) votos para a Professora Mirela Márcia Longo Vieira, dez (10) votos para a Professora Cecília Sardenberg, três (3) votos para os professores Antonio Virgílio B. Bastos, Arivaldo Amorim e Leda Iannitelli, e um (1) voto para a Professora Maria Vidal de Negreiros Camargo.
    3 - Redefinição da composição das Comissões permanentes do Conselho Universitário”. Aprovada, por unanimidade, a sugestão do Conselheiro OSVALDO BARRETO, haja vista a manutenção das estruturas vigentes, até o advento do debate acerca do assunto, no ensejo da discussão ampla do Regimento Geral da UFBA.
    4 - Processos nºs 23066.067846/99-29 e 23066.067879/99-88), versando, ambos, sobre a mesma questão: a relocalização do Posto de Serviço do Banco do Brasil no campus do Canela.
    5 - Processo nº 23066.056792/99-30 – Recurso interposto pelo Prof. Gosula Narayana Reddy, contra decisão da Congregação do Instituto de Matemática, concernente ao concurso para Professor Titular.
    6 - Processo nº 23066.067976/99-34 – Recurso interposto pela Professora Tereza Gonçalves Kirner, contra decisão da Congregação do Instituto de Matemática, no que se refere ao resultado do concurso para Professor Titular.
    7 - Processo nº 23066.068015/99-74 – Recurso interposto pela Professora Tereza Gonçalves Kirner, contra a decisão da Congregação do Instituto de Matemática, relativa ao resultado do concurso de Professor Titular.
    9 - Processo nº 23066.053734/99-27 – Concessão do título de “Professor Emérito” ao Professor Jayme Bandeira Santos.
    10 - Processo nº 23066.053733/99-64 – Concessão do título de “Professor Emérito” à professora Dyrce Franco de Araújo.
    11 - Processo nº 23066.053733/99-64 – Concessão do título de “Professor Emérito” à professora Dyrce Franco de Araújo.
    12 - Processo nº 23066.059035/99-90 – Concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao Prof. Hans Merkt.

1 - O Magnífico Reitor leu um documento apresentado à Mesa por alguns Conselheiros (cópia anexa), para o qual solicitaram, e obtiveram, a aprovação unânime do plenário do Conselho, haja vista o seu encaminhamento ao Prof. Aurélio Lacerda, representando uma Moção de Louvor do Conselho Universitário face ao seu excelente desempenho na direção da APUB – Associação dos Professores Universitários da Bahia, de cujas atividades afastara-se recentemente, por decisão pessoal.
2 - Sua Magnificência consultou os Conselheiros sobre a sua preferência quanto ao período para o recesso do Conselho, sendo decidido que seria o mês de fevereiro.
3 - O Senhor Presidente lembrou ser aquela a última sessão do ano 1999, acrescentando que, embora, possivelmente, ainda se encontrassem antes do final do ano, aproveitava o ensejo para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações.
4 - A sessão foiencerrada, sobre a qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados Superiores, lavrará a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção a sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em fitas cassetes.

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
  • 1 - Processo nº 23066.044450/96-66 - Recurso de decisão da Câmara de Ensino de Pós-Graduação, interposto pelo Sr. Luiz Marcelo Leal, solicitando a anulação do processo de seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado em Artes desta Universidade, ocorrido no primeiro semestre de 1996.
    2 - Parecer da conselheira Iracy Picanço, deliberando pelo encaminhamento do processo à Câmara de Pós-Graduação, por entender que o mesmo foi enviado ao Conselho Universitário equivocadamente, em se tratando de questão de natureza acadêmica, cujo juízo é da competência das Câmaras ou, em último grau de recurso, do seu Conselho de Coordenação. Submetido à discussão, sem que ninguém desejasse pronunciar-se a respeito, foi o Parecer do Relator posto em votação, sendo unanimemente aprovado.
    3 - Processo nº.23066.039217/96-00 - Solicitação da Biblioteca Central referente a assento no Conselho Universitário.
    4 - Processo nº 23066.052802/90-10 - (anexo Proc. 23066.047141/95-07) - Proposta de Normas para Progressão Funcional por Mérito aos Servidores Técnico - Administrativos e Técnico - Marítimos.
    5 - O conselheiro José Teixeira Cavalcante, solicitou o seu adiamento. Em prosseguimento, relatou o Processo nº 23066.027264/93-32 (item 03 da pauta) - Criação do Centro de Pesquisa em Geografia e Geologia aplicada da Universidade Federal da Bahia, na condição de Órgão Suplementar ligado à Reitoria, proposta pelo Instituto de Geociências.
    6 - Devido os inúmeros questionamentos sobre essa questão teve que ser, definitivamente, esclarecida com a leitura, pelo Conselheiro José Teixeira, do artigo 24 do Regimento do Conselho Universitário, que dispõe sobre a concessão do pedido de “Vista” a qualquer Conselheiro pelo prazo máximo de 72 horas, devendo o processo vistado constar como primeiro item da pauta da reunião subsequente.
    7 - Processo nº 23066.031905/96-41 - Concessão do título de “Professor Emérito” à Professora Esther Bittencourt Cardoso, proposto pela Congregação da Escola de Música.
    8 - Proposta de “Recomendação” do Conselho Universitário no que se refere a Relatórios. Após a leitura do documento - que contém considerações e sugestões para a confecção do modelo do formulário que será utilizado para a elaboração dos relatórios, cujo teor “ipsi literi” não será aqui transcrito, mas apenso a esta Ata - e alguns comentários, foi aprovado o seu encaminhamento à Reitoria, com o acréscimo da indicação do prazo para que a Administração Central efetue a distribuição dos formulários às Unidades.
    9 – Processo nº 23066.058705/96-63 - Solicitação da Faculdade de Comunicação para que aquela Unidade seja incluída no Projeto da Biblioteca Unificada do Canela.
    10 - A Conselheira Iracy Picanço, questionou a operacionalidade da solicitação da FACOM se aprovada, haja vista a abstração, até hoje, da supostamente criada Biblioteca Unificada de Saúde do Canela.
    11 - O Senhor Presidente assumiu o compromisso de conduzir ao Magnífico Reitor essa solicitação do Conselho, mas insistindo em colocar em julgamento o pleito da FACOM, objeto de um processo que exigia uma definição. Efetuada a votação, foi aprovado, por unanimidade, o Parecer do Relator e a inclusão da Biblioteca da Faculdade de Comunicação na futura Biblioteca Unificada de Saúde do Canela.

1 - Solicitação para ter a palavra os Conselheiros: 1) Roberto Paulo Araújo, para reforçar sua proposta inicial, no sentido de que a Administração Central apresente a previsão orçamentária para 1997, considerando a receita oriunda de recursos da União para distribuição às Unidades, inclusive quanto à concessão de passagens e diárias, e que isso ocorra de maneira equitativa; 2) A professora Marialice R. Macedo, Substituta do Conselheiro  Oscar Dourado, para registrar , em nome da Escola de Música, os agradecimentos ao Conselho Universitário pela aprovação da concessão do titulo de “Professor Emérito” à Professora ESTHER CARDOSO; 3) Wilson Lopes, para propor que, na próxima reunião do Conselho, recomecem as discussões a respeito da jornada de trabalho dos servidores técnico - administrativos, em virtude das dificuldades que os novos Diretores vêm enfrentando, com a jornada diferenciada nas Unidades.
2 - Os Conselheiros José Teixeira, Maerbal Marinho, Roberto Paulo, Iracy Picanço, Albino Rubim, Nádia Ribeiro, Sylva Maia e Vânia Galvão, fizeram uma proposta de encaminhamento ao Magnífico Reitor, no sentido de que a definição da jornada de trabalho seja o primeiro item da pauta da próxima reunião do Conselho Universitário. Contudo, em decorrência do surgimento de controvérsias quanto à legitimidade e à conotação ética de uma imposição de pauta pelo Conselho, o Senhor Presidente resolveu formalizar a consulta ao Plenário, sobre a conveniência ou não de o Conselho decidir a pauta.
3 - Nada mais a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a sessão, da qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária, lavrará a presente Ata, que vai assinada com a menção de sua aprovação, estando os pormenores em 03 fitas gravadas durante a reunião.

Tipo de reunião: Extraordinária

Data Pauta(s) O que ocorrer
ATA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
  • 1 - Parecer da Comissão de Legislação e Normas, sobre a Representação Estudantil nos Conselhos Superiores da UFBA, sendo concedida a palavra ao Presidente da Comissão, Conselheiro José Teixeira.
    2 – Foi, levantado pelo Conselheiro Roberto Paulo uma questão de ordem, no sentido de que não competia àquele Conselho pronunciar-se sobre a legalidade da Representação Estudantil, colocando ser  esta  uma deliberação da Administração Central.
    3 - À Administração recebeu duas comunicações, uma da chapa “Inimigos do Rei” e outra da chapa “Outras Palavras”, ambas declarando-se vitoriosas no processo eleitoral e encaminhando relação de 6 nomes para comporem os Conselhos Superiores.
    4 – O Conselheiro José Cavalcante apresentou o Parecer, que acompanhava os pronunciamentos da Procuradoria Jurídica e da Superintendência Estudantil, no sentido de que houvesse a suspensão temporária da Representação Estudantil enquanto perdurasse o impasse, que deveria ser solucionado pelo DCE.
    5 - Leitura do Parecer pelo Relator, iniciou-se uma prolongada discussão sobre a procedência ou não da  apreciação pelo Conselho Universitário a respeito da representação estudantil no Conselho,  termos da questão de ordem  apresentada pelo Conselheiro Roberto Paulo.
    6 - Escolha dos presidentes das Comissões permanentes, quando foi deliberado que as Comissões se reuniriam e escolheriam o Presidente e, em seguida, informariam à Reitoria.
    7 - Indicação de um membro do Conselho para compor uma Comissão do Conselho de Coordenação, que analisaria a alteração da composição dos Colegiados dos Cursos de Graduação.
    8 - Proposta de Resolução que Reformula as Normas para Concursos de Ingresso na Carreira do Magistério Superior na UFBA, tendo como Relator a Comissão de Legislação e Normas.
    9 - O Conselheiro José Teixeira fez a leitura do Parecer, de autoria do Conselheiro Albinati, acatado pela Comissão. No que foi colocado em discussão, e alguns Conselheiros questionaram se as unidades foram ouvidas sobre o assunto.
    10 - A Senhora Presidente esclareceu que o assunto havia sido analisado pelo Conselho de Coordenação durante mais de 1 ano, quando foram solicitadas às unidades sugestões sobre a matéria, tendo, por mais de uma vez, o Conselho lamentado que a maioria das unidades não tivesse se pronunciado.

1 - A Senhora Presidente esclareceu que o Conselho não estava apreciando a legalidade da Representação, vez que, não cabia à Universidade interferir no processo eleitoral do DCE.
2 - A senhora Presidente preocupada com a situação inviabilizou as sessões dos Conselhos, com a indicação de 12 representantes estudantis, promoveu reuniões com as duas chapas e a Superintendência Estudantil, tentando resolver o impasse, o que não foi possível.
3 - Dessa forma, a senhora Presidente decidiu convocar aquela reunião, colocando o assunto em pauta e deliberando por encaminhar ao DCE 6 convites para a sessão, sem nominá-los.
4 - Após os esclarecimentos acima, a Senhora Presidente consultou o Conselheiro Roberto Paulo se retirava a questão de ordem, tendo o Conselheiro  respondido que a manteria até depois do relato do parecer da Comissão.
5 – Devido, as manifestações de vários Conselheiros, o Prof. Osvaldo Barreto solicitou ao Conselheiro Roberto Paulo que retirasse a sua questão de ordem, tendo em vista a necessidade de proceder-se à votação do Parecer da Comissão, deliberando-se, em definitivo, sobre a questão da representação estudantil no Conselho.
6 - Ao final, o Conselheiro Othon Jambeiro sugeriu que o Conselho Universitário referendasse a proposta de Resolução aprovada pelo Conselho de Coordenação, que Reformula as Normas para Concursos para  Ingresso na Carreira do Magistério Superior na UFBA, o que foi acatado por unanimidade.
7 – O Conselheiro Oberto Paulo solicitou esclarecimentos sobre a realização de concursos para Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto.
8 - A Senhora Presidente esclareceu que a UFBA não promoveu tais concursos, porque não existe autorização do Ministério. O que foi aprovado pelo Conselho de Coordenação foi a alocação de 63 vagas em Janeiro/96 e mais 57 em Agosto/96, já autorizadas pelo MARE.
9 - A Comissão de Alocação de Vagas recomendou, ainda, ao Conselho de Coordenação que os cargos vagos, chamados de vacâncias, fossem distribuídos após analise, pela Comissão, dos perfis dos Departamentos, como critério para contratação de Professores Substitutos, cujo número elevado de contratação preocupa o Conselho de Coordenação.
10 - Em seguida, o Conselheiro Vicente solicitou permissão para informar o seguinte: “Em audiência com a FASUBRA, o Sr. Hilton Martins, da SESU, afirmou que as IFES não se inserem no projeto de “Organizações Sociais do MARE”.  Foram ainda solicitados alguns esclarecimentos à Mesa: 1) sobre o feriado de carnaval 2) sobre a utilização pública, com retorno financeiro, do estacionamento do Campus de Odina; 3) sobre a prorrogação do prazo para inscrição em concurso, em virtude do carnaval. Sobre a primeira consulta, a Senhora Reitora declarou que, respeitando a questão cultural, fecharia a Reitoria na 5ª feira que antecedia o carnaval, reabrindo-a  na 5ª feira depois do mesmo; quanto ao estacionamento, tomou conhecimento, oficiosamente, do fato, porém desconhecia os detalhes; e, com referência à prorrogação do prazo para inscrição, faria uma consulta à Procuradoria Jurídica.
11 - Em seguida, a Senhora Presidente apresentou a Srª Terezinha Maria Dultra Medeiros como a nova Secretária dos Órgãos Colegiados, desculpando-se por não ter feito a apresentação no inicio da sessão , a qual, naquele momento, declarava encerrada.
12 - para constar, Avandy Monteiro do Amaral , Secretária, lavá a presente Ata, que será devidamente assinada com a menção de sua aprovação, estando os pormenores nas fitas gravadas durante a reunião.

Páginas